Segup define medidas de segurança em audiência no Acará
Fiscalizações de trânsito, ações de combate ao tráfico de drogas e reforço do atendimento na Delegacia de Polícia Civil foram as principais solicitações feitas pela população do município de Acará, no nordeste paraense, durante audiência pública realizada na ultima segunda-feira (6), no ginásio poliesportivo Dica Oliveira, o "Dicão". O evento reuniu cerca de 500 pessoas, entre membros da comunidade, da prefeitura e da Câmara Municipal, que foram ouvidos por representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) para troca de informações com o objetivo de estabelecer ações de combate à criminalidade, tanto na sede quanto na área rural da cidade.
A audiência pública teve a participação do secretário de Inteligência e Análise Criminal (Siac) da Segup, delegado Rogério Moraes; do delegado de Polícia Civil do Acará, Victor Borges; do comandante de Policiamento Regional do Baixo Tocantins, tenente-coronel PM Albernando Silva; do comandante do 31° Batalhão da PM, coronel Franklin Roosevelt; do comandante do destacamento da PM de Acará, subtenente João Pires, e da diretora de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade, delegada Silva Rego. Acompanharam os debates a prefeita de Acará, Amanda Oliveira e Silva, vereadores e a deputada estadual, Cilene Couto.
Segundo o titular da Siac, delegado Rogério Moraes, o conhecimento dos casos de crimes se dá por meio dos registros das ocorrências, assim como pelo contato direto com a população. “Audiências públicas como essa possibilitam que os gestores de segurança ouçam os relatos da população, o que auxilia no diagnóstico de situação das ocorrências de criminalidade em cada local. As demandas serão encaminhadas ao secretário de Segurança para deliberações", afirmou.
Em relação às acomodações e o atendimento na Delegacia de Acará, o delegado do município disse que um imóvel já foi alugado, provisoriamente, com melhor estrutura predial. “O projeto da nova delegacia já está concluído, estamos aguardando o início das obras. A delegacia será construída ao lado da unidade do Samu em Acará", explicou o delegado, assegurando que "todos os crimes estão sendo investigados".
A pedagoga Ana Cássia Albuquerque alertou os representantes da Segup para a necessidade de mais ações voltadas à fiscalização no trânsito. “Tem muitos adolescentes usando motos e andando em alta velocidade. Alguns utilizam esses veículos para cometer assaltos", informou.
A delegada Silvia Rego lembrou que população pode contribuir no combate aos crimes através do Disque Denúncia (181). “Com base nessas informações vamos trazer ao município, ainda este ano, as ações do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da Polícia Miliar, e do Projeto Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros, como medida de prevenção, para oferecer aos jovens uma alternativa pedagógica que os mantenha longe do mundo das drogas", explicou.