Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

1º Torneio de Integração do CTPM promove esporte e solidariedade

Evento realizado neste sábado ajudou a arrecadar 100 quilos de alimentos que serão doados a famílias da ilha da Caratateua

Por Taiane Figueiredo (PM)
19/06/2021 20h59

Reunindo esporte e solidariedade, o 1° Torneio de Integração do Centro de Treinamento da Polícia Militar (CTPM), realizado na manhã deste sábado (19), conseguiu arrecadar cerca de 100 Kg de alimentos não perecíveis. A ideia da Unidade de Formação Continuada da PM é incentivar a prática da atividade esportiva pelos policiais militares e, ao mesmo tempo, ajudar famílias que moram na ilha de Caratateua, onde fica a sede do CTPM, por meio da doação de alimentos.

A competição formada por policiais militares da ativa e da reserva remunerada teve cerca de 18 equipes participantes e 75 competidores, divididos nas modalidades vôlei de areia e futevôlei. Todas as partidas foram acompanhadas de perto por uma equipe médica do Corpo Militar de Saúde e pela organização do evento, que também forneceu água e alimentos leves aos competidores.

Futevôlei

Oito times disputaram o torneio concorrendo pelo 1º lugar no futevôlei, com uma final acirrada entre o 20º Batalhão e o Departamento-Geral de Educação e Cultura (DGEC), que levou a melhor. Para o tenente Jonas Bragança, que atua hoje em uma das unidades de apoio do DGEC, a atividade física é uma necessidade na rotina policial. “Nós precisamos ter um momento direcionado para o desporto e para o lazer. Disputamos com equipes bem qualificadas, mas, com a união do grupo, o DGEC conseguiu vencer. É muito satisfatório e espero que outras unidades possam promover esses momentos para os nossos policiais militares”, comemorou o oficial, que recebeu o troféu e a medalha de 1º colocado ao lado dos companheiros de equipe.

Vôlei de areia

Integrando 10 equipes participantes, o vôlei de areia também teve seu lugar no torneio do CTPM. O troféu de 1º lugar foi disputado, nas finais, por equipes representantes do Centro de Treinamento da Polícia Militar (CTPM) e do Centro de Veteranos e Pensionistas (CVP), time que garantiu o lugar mais alto do pódio. Para a 1º sargento Soraia Costa, que é da reserva remunerada e atua como convocada na Unidade Sanitária de Área 1, o torneio foi muito além da prática desportiva. "Pra mim foi gratificante participar desse torneio. Não só pela vitória, mas pela interação e integração das equipes, por poder motivar os amigos à prática da atividade física e a qualidade de vida, através do esporte".

Com o sucesso da primeira edição, a coordenação do evento já tem planos para outras competições, que possam reunir mais participantes e modalidades e integrar, também, a comunidade.

“Devido à pandemia, a prática esportiva na Polícia Militar ficou estagnada, mas agora, com o bandeiramento amarelo na Região Metropolitana, já é possível praticar certas atividades, até porque a grande maioria dos policiais militares já receberam a 2ª dose da vacina contra a covid-19. Nós estamos pensando, também, em outro torneio de futevôlei para o 2º semestre, um torneio de futebol feminino, em agosto, e também em uma pista funcional militar, que envolve transposição de obstáculo, rastejo, entre outros e, quem sabe, um campeonato de beach tennis aberto ao público civil”, comentou o coordenador do evento, tenente-coronel Julio Ildefonso Ferreira, comandante do CTPM.

Doação de alimentos

Para ingressar no torneio, o policial teve apenas uma condição: doar 2Kg de alimento não perecível e ajudar famílias que estejam com necessidade. Além dos competidores, a equipe organizadora também participou da arrecadação, que terminou com cerca de 100Kg de alimentos recebidos. “Vamos selecionar, aqui mesmo em Outeiro, uma comunidade para fazer a doação dos alimentos arrecadados. O 26º Batalhão, que conhece bem a área, vai nos auxiliar nessa missão e vamos encontrar juntos uma comunidade em que a gente possa distribuir os alimentos”, explicou o coordenador, que agradeceu o apoio do comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, e do chefe do Departamento-Geral de Educação e Cultura, coronel Paulo Sérgio Fernandes.

Unidades participantes do I Torneio de Integração do CTPM:

  • 20º BPM 
  • 26º BPM
  • 27º BPM
  • 30º BPM
  • Academia de Polícia Militar 
  • Centro de Veteranos e Pensionistas
  • Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças
  • Centro de Treinamento da Polícia Militar (CTPM)
  • Comando de Missões Especiais