Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

‘TerSaúde’ realiza ações na Região Metropolitana de Belém

Atividades de atendimento à população continuam neste domingo, 20, no bairro da Terra Firme, em Belém, e em Marituba

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
19/06/2021 18h57

Foto: Ricardo Amanajás / NUCOM-SEACAs ações do programa estadual Territórios pela Paz (TerPaz) seguem pelo Pará e na manhã deste sábado (19) foi a vez dos moradores da Cabanagem, em Belém, e do Icuí-Guajará, em Ananindeua, bairros atendidos pelo programa, receberem diversos serviços de saúde por meio do "Ter Saúde", projeto da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A ação de cidadania e saúde também contou com a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Fundação ParáPaz e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).  

"Essa é a nossa intenção através do Governo do Estado, e isso foi uma promessa de campanha do governador Helder, de estar junto da população, estar presente, se fazer presente e com todos os serviços do estado. Esta é uma forma de melhorar a qualidade de vida da nossa gente. Vocês que estão acompanhando, estão podendo perceber o sentimento de gratidão das pessoas e de: 'Ah, nós nunca tivemos essas ações'. Temos comunidades onde atendemos só com ações de saúde, e aí são médicos presentes, nós temos várias especialidades como clínicos gerais, ginecologistas, pediatras, a entrega de medicamento também da farmácia. São serviços que já existem no estado, mas que estavam muito distantes do alcance da comunidade e essa é a nossa intenção, estar junto da nossa gente, é trazer os serviços e diminuir as diferenças que existem’’, ressaltou a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, que participou da ação.

Foto: Ricardo Amanajás / NUCOM-SEACDurante as atividades foram realizadas triagens com técnicos de enfermagem, enfermeiros, atendimentos médicos, clínico geral, pediatra, ginecologista, encaminhamento para consultas especializadas, realização de testes rápidos para Covid-19 e ISTs, sífilis, hepatites B e C, teve também vacina contra o vírus H1N1,  tríplice viral e imunização contra o HPV. Além disso foram realizadas palestras educativas e preventivas contra o coronavírus, saúde bucal, e entrega de kits de higiene bucal.

 A empregada doméstica Alessandra Rodrigues ressaltou a importância de eventos como este. ‘’Hoje eu vim procurar o clínico geral. Quando soube que iria ocorrer essa ação aqui no bairro, não perdi a oportunidade de me consultar. Agradeço muito e peço que sempre tenha, pois estamos precisando muito mesmo’’, ressaltou a moradora.

Foto: Ricardo Amanajás / NUCOM-SEACA dona de casa Camila Martins realizou vários serviços com a família. ‘’No meu caso, eu estava com os exames lá em casa, mas não tinha para quem mostrar. Vim com a minha filha e o meu filho, que além de se consultar também tomou vacina. Ficou bastante coisa resolvida. Vejo como o Governo está interessado em ajudar a população, trazendo vários serviços para a comunidade, como esse de saúde’’, afirmou a dona de casa.

Foto: Ricardo Amanajás / NUCOM-SEACNo bairro do Curuçambá, em Ananindeua, também foi realizada uma ação de saúde com a oferta também de outros serviços, como a emissão de documentos de identidades, por intermédio da Sejudh.  As atividades continuam no domingo (20), no município de Marituba, na Escola Maestro Cardoso Gomes, localizada na rua Bom Sossego, s/n, esquina com a Rua do Fio, e no bairro da Terra Firme em Belém, na Escola Acácio Felício Sobral, localizada na travessa Juvenal Cordeiro, s/n. O atendimento é das 8h às 13h.