Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FINAL DE SEMANA

Governo do Pará mantém suporte técnico para acelerar vacinação contra Covid-19 em Belém

A força-tarefa contra a pandemia na capital paraense mobilizará 450 servidores, sendo 300 digitadores e 150 vacinadores

Por Melina Marcelino (SESPA)
18/06/2021 20h33

Lorena Alves, técnica da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais, está entre os 450 servidores da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) que atuam no suporte à campanha de vacinação, em Belém. Trabalhando como registradora, Lorena define sua participação na campanha como “gratificante”. “Poder acompanhar de perto esse momento tão esperado pela população é muito satisfatório. Trabalhar na campanha é ter a esperança de que dias melhores estão chegando para toda a população paraense”, afirma.A equipe de profissionais do Estado vai atuar no final de semana, em vários pontos, para ampliar o número de imunizados

O Estado do Pará, com o objetivo de acelerar a campanha de vacinação contra a Covid-19 no município de Belém, decidiu manter o suporte técnico e a infraestrutura de imunização no final de semana. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (18), em reunião entre a equipe da Prefeitura de Belém, Sespa, Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A ação em parceria iniciou na quarta-feira (16). O governo vai assegurar o suporte até domingo (20). São 450 servidores, sendo 300 digitadores e 150 vacinadores, para avançar a imunização, atuando como força-tarefa. Além da mão de obra, o Estado está garantido Equipamentos de Proteção Individual (EPI), transporte das doses, segurança e internet para possibilitar a digitação das doses aplicadas em tempo real. A Uepa está também disponibiliza pontos para vacinação.

Com esperança em dias melhores, a enfermeira da Sespa Nayara Matias atua aplicando vacinas e acolhendo o público. “Sabemos que além de introduzir o líquido, a gente também está garantindo para elas a esperança de dias melhores, para estar com seus familiares e voltar a ter um convívio social. Tentamos acolher esses usuários. Muitas pessoas se emocionaram, e somos nós que estamos aqui do lado, vendo e compartilhando dessa emoção e nos emocionando juntos”, diz a enfermeira.Com o suporte do Estado, a vacinação avança contra a Covid-19 em Belém

Ela explica que a participação dos profissionais de saúde da Sespa vai além da aplicação da vacina. “Estamos nos esforçando, enquanto profissional de saúde, para oferecer e otimizar a vacinação com qualidade, dando as informações de formas mais claras possíveis, dando orientações para os usuários em relação às reações das vacinas e o que esperar após a vacinação, mas também fortalecendo o uso da máscara e a importância do retorno para a segunda dose”, acrescenta.

Calendário - A ação pretende vacinar trabalhadores da educação; aplicar as segundas doses em idosos de 62 e 63 anos e pessoas nascidas de 1962 a 1975 no sábado (19), e nascidos em 1976 no domingo (20), das 09 às 17 h. Tanto o calendário, como os locais de vacinação, serão divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma).

“Com o apoio estadual, o cronograma de vacinação, que ocorreria em mais de duas semanas, está sendo antecipado. Belém já dispõe desse quantitativo de doses, e está recebendo mais vacinas hoje. Porém, seria inviável vacinar todo esse público somente com a mão de obra já existente, por isso continuamos trabalhando em um esforço integrado para imunizar a maior parte da população, o mais rápido possível”, garante o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.