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Ideflor-Bio realiza ação de Educação Ambiental em Unidade de Conservação, no Marajó

Em parceria com o Projeto “Bio-Horta: Conhecimento e aprendizado para a vida toda”

Por Patricia Madrini (IDEFLOR-BIO)
17/06/2021 10h17

A Gerência Administrativa da Região do Marajó (GRM), através do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), vem integrando ações que envolvem a Educação Ambiental em Unidade de Conservação, visando a melhoria da gestão ecossistêmica das regiões onde se localiza a Área de Proteção Ambiental Arquipélago do Marajó. Com as ações de diversidade cultural e democracia participativa, estabelece o direito à educação ambiental, trabalhando em parceria com escolas e comunidades e à formação ambiental, como fundamento da sustentabilidade, permitindo a cada grupo social, produzir e apropriar-se de saberes, técnicas e conhecimentos para participar dos processos de gestão do território e na consolidação da proteção dos recursos naturais da região.

Na região de Breves, o objetivo a cada ano é de contribuir para a prevenção e minimização de impactos ambientais e sociais através da inserção da Educação Ambiental nas atividades envolvendo conhecimento sobre as Unidades de Conservação. Desde 2019, a gerência vem desenvolvendo palestras, dinâmicas, acompanhamento de plantio de sementes de várias espécies, em parceria com o Projeto “Bio–Horta: Conhecimento e aprendizado para a vida toda”, com Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal-DDF, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA/Breves, para estimular a plantação de espécies agrícolas e florestais. 

“Estas atividades oriundas do projeto Bio-Horta, ressaltam a importância da preservação, com foco nos recursos naturais necessários para a sobrevivência das populações. Os alunos da escola EEEM Escola Maria Câmara Paes, contribuem e tem a oportunidade de divulgar as relações intrínsecas à essa gestão. O projeto beneficia alunos, familiares, comunidades rurais, tendo em consonância com a economia e o meio ambiente”, explica Fábio Pamplona, Gerente da Unidade de Conservação da Região do Marajó.

A Escola Estadual de Ensino Médio Maria Câmara Paes, desenvolve o projeto “Bio-Horta”, sob a coordenação da professora de Biologia, Delma Dias, que também tem como parceiros, a Secretaria de Educação - SEDUC, URE 13 e SEMAGRE - Breves, e disponibiliza as atividades voltadas para os recursos naturais, através de oficinas, aulas teóricas e atividades de campo. 

“Os alunos do projeto e comunidades rurais e ribeirinhas, participam de atividades teóricas e práticas, por meio de oficinas e aulas de aprendizagem sobre plantio familiar, manejo, seleção e preparação do solo, além do plantio de árvores frutíferas como o açaí, pupunha e cupuaçu, bem como o impacto econômico gerado pela cultura de cultivo e preservação da flora em nossa região Marajoara”, pondera Delma.

 Ao final do Projeto, o conhecimento dos alunos é aplicado dentro das comunidades onde moram, registrando todos os processos de plantio e tendo todo o acompanhamento das etapas de desenvolvimento das espécies. Esta culminância foi realizada com a entrega de mudas às comunidades ribeirinhas que foram alvo de pesquisa, aprendizagem e acompanhamento.