Cosanpa já concluiu mais de 60% das obras da Estação de Tratamento de Esgoto Una
Infraestrutura vai garantir o tratamento de 475 litros de esgoto por segundo, atendendo cerca de 90 mil habitantes das áreas centrais da capital
Obra da Estação de Tratamento de Esgoto Una ficou parada durante cinco anos e foi retomada pela atual gestão, em novembro de 2019A obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una, em Belém, já alcançou o percentual de 61,42% dos serviços concluídos, atenderá cerca de 90 mil habitantes e terá capacidade de tratar 475 litros de esgoto por segundo, conforme a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), responsável pela obra, que está em fase de conclusão da estrutura do reator e da estação de tratamento. A impermeabilização das câmaras também está com os serviços adiantados, cerca de 50% já foi executado.
“Estamos com vários serviços em andamento na obra da ETE UNA, atualmente, 95% da estrutura do reator já foi concluída, 50% da impermeabilização das câmaras também já foi feita. A partir de agora, estamos iniciando a montagem do hidromecânico para os itens fundidos, em PRFV (Plástico com reforço de fibra de vidro) em PEAD (Polietileno de alta densidade). Na parte do tratamento, cerca de 80% da estrutura já foi concluída, estamos executando as estacas raízes das três elevatórias de lodo e todas as escadas de acesso definitivas em concreto armado. Na Estação Elevatória de Esgoto Bruto já foi feita 50% da limpeza e desinfecção”, explicou o engenheiro da Cosanpa, Armando Machado.
A obra ficou com o projeto parado durante cinco anos e foi retomado pela nova gestão estadual em novembro de 2019. A primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto Una é uma obra muito importante para a capital.
Serão implantadas unidades de tratamento preliminar com gradeamento, peneira e caixa de areia; reator anaeróbio UASB – da sigla em inglês Ufplow Anaerobic Sludge Blanket, tecnologia utilizada para tratamento biológico de esgoto para decomposição anaeróbica da matéria orgânica; câmaras para tratamento físico-químico e desinfecção do efluente. Está prevista a implantação de outro reator futuramente, na segunda etapa, para ampliar a Estação e atender à vazão final da unidade.
TRATAMENTO
O investimento de mais de R$ 84 milhões no empreendimento garantirá o devido tratamento sanitário de esgotos das áreas centrais de Belém. A previsão é de que a obra seja concluída no segundo semestre de 2022.