Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECOTURISMO

Setur forma turmas de Condutor de Trilhas e Caminhadas em Marituba e Barcarena

A capacitação integra o Plano Turístico de Desenvolvimento Sustentável, voltado às regiões turísticas do Pará

Por Governo do Pará (SECOM)
14/06/2021 18h25

O curso tem aulas teóricas e práticas para qualificar os condutores na prática do turismo sustentávelA Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e de Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), iniciou a nova fase do curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas, nos municípios de Marituba (Região Metropolitana de Belém) e Barcarena, no Nordeste. O treinamento, que começou no último dia 07, ocorre até a próxima sexta-feira (18), voltado para moradores de Unidades de Conservação e seu entorno.

O objetivo do curso é levar conhecimento e proporcionar aos condutores locais qualificação profissional adequada, para que exerçam a atividade com mais segurança e consciência profissional, e assim possam garantir a integridade física dos visitantes e a prática do turismo sustentável.Os participantes aprendem a valorizar o potencial do ecoturismo em áreas de preservação

“Esta proposta de realizarmos o curso de Condutor Ambiental e Trilhas da Setur tem o compromisso de propiciar aos profissionais do segmento do turismo de natureza todo o apoio necessário para que continuem sendo nossos agentes multiplicadores da prática do turismo consciente e sustentável no Pará”, informa Evandro Neves Jr., coordenador de Planejamento das Políticas Públicas para o Turismo da Setur.

O secretário de Turismo do Pará, André Dias, ressalta a importância de qualificar os prestadores de serviços turísticos. “Isso é algo que foi identificado no nosso Plano Turístico de Desenvolvimento Sustentável, feito nas regiões turísticas. Definimos, de acordo com o nosso Plano de Desenvolvimento Turístico Estadual, o turismo de natureza como segmento prioritário de trabalho, que é o nosso principal foco, é a nossa maior atratividade, por estarmos localizados 100% na Amazônia brasileira. Capacitar condutores para guiar turistas em áreas naturais, trilhas e caminhadas é uma oportunidade de gerar emprego e renda no setor, para que as pessoas estejam aptas a fazer esses passeios com segurança e conhecimento, e prestando serviços turísticos”, frisa André Dias.

Conhecimento - O treinamento foi criado em 2015 pela Setur e promove aulas com teorias e práticas, disciplinas voltadas para as Unidades de Conservação, legislação ambiental básica e ecoturismo. Além disso, as aulas contam com técnicas para traçar roteiros, condução de trilhas e aprender como agir em caso de acidentes com animais peçonhentos (cobras e aranhas, por exemplo).A capacitação foi retomada pela Setur e deve chegar, este ano, a quase 500 profissionais

Em Marituba, as aulas práticas ocorrem no Revis-Refúgio, e em Barcarena no Clube Cabano, que possui uma grande área de mata. “Nós estamos começando essa rodada de capacitação agora por Barcarena e Marituba. Fizemos no início do ano em Belém e tivemos uma pausa, por conta da pandemia, mas agora estamos retomando essa agenda e vamos seguir para outras cidades de diferentes regiões do Estado, com a expectativa de capacitar até o final do ano cerca de 500 pessoas, em diferentes cursos, que atendem ao turismo de natureza”, adianta André Dias. (Texto: Israel Pegado - Ascom Setur).