Emater e Benevides emitem cadastros ambientais rurais para agricultores familiares

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades rurais

10/06/2021 16h17 - Atualizada em 11/06/2021 09h29

A cerimônia de entrega dos Cadastros Ambientais Rurais (CARs) a 69 agricultores e produtores familiares do município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém, aconteceu, na manhã desta quinta-feira (10), no auditório do Centro Mariápolis em Benevides.

Além dos trabalhadores rurais, participaram representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, e ainda técnicos e gestores do Escritório Local da Empresa de Assistência Técnica do Estado do Pará (Emater), em Benevides.

"Esse é o resultado de uma trabalho extensivo e feito em parceria pela Emater e Prefeitura de Benevides, por meio das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente. É uma ação essencial para que se possa regularizar as propriedades rurais do município, que está em ascensão na área agrícola, e colocar o produtor no direcionamento de sua regularização fundiária, pois o CAR é importante para que o produtor possa comercializar sua produção”, afirmou o coordenador do escritório da Emater, Denilson  Sousa.

Um exemplo dessa ascensão do setor produtivo rural de Benevides é o produtor Eduardo Arima, que produz o pirarucu em tanques suspensos e já comercializa a carne e produtos derivados do couro do animal no Pará, em outros estados e até para fora do Brasil.

"O CAR é essencial para o desenvolvimento de qualquer empreendimento rural. Sem ele, nós empreendedores não partimos para canto nenhum. Foi o CAR que me permitiu que eu tivesse outorgas para a utilização de recursos hídricos, assim como o acesso a plataformas para licenciamento ambiental e a financiamentos, o que me permitiu colocar o meu produto no mercado”, afirma Eduardo Arima, que tem ó CAR há cerca de 4 anos.

Ao contrário de Eduardo Arima, que já tem o CAR e o seu empreendimento consolidado, o agricultor Cesarino Martins Raiol recebeu agora o Cadastro Ambiental Rural. "Hoje eu crio galinhas e tenho uma plantação de açaí, jabuticaba, banana e cupuaçu, mas é mais para o meu consumo. Com esse CAR eu vou poder documentar o meu pedaço de terra e vou poder fazer um empréstimo e quero aumentar minhas criações e produzir banana e açaí pra comercializar”, afirma Cesarino.

Atualmente, Benevides tem se destacado nas produvitas da Olericultura, Fruticultura e Piscicultura. A prefeita municipal, Luziane Solon, aposta na parceria com a Emater. "Hoje, temos o registro de mais de 400 produtores rurais no município e acreditamos que temos como avançar muito na área de agricultura".

"Eu quero agradecer o trabalho que a Emater vem fazendo aqui no município, que garante toda a ajuda e consultoria necessária aos nossos produtores pra que possam avançar na sua produção. E uma das nossas metas é o resgate da produção de flores tropicais, fazendo com que a nossa floricultura seja novamente reconhecida e o município volte a ser chamado de "cidade das flores’”, disse a gestora de Benevides.

A Emater contribuiu com a emissão dos 69 cadastros ambientais entregues aos agricultores. Para a emissão do CAR, os técnicos da Empresa vão à propriedade e fazem o levantamento de campo com o uso do GPS, inserem as informações sobre o terreno no sistema nacional de CAR, e assim constroem o Cadastro. Se houver pendência ambiental, a Emater elabora o Plano de Recuperação da Área Degradada do Produtor (Prada), feito sem ônus para o produtor.

*Texto de Etiene Andrade (Ascom / EMATER).

Por Governo do Pará (SECOM)