Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENCONTRO

Sespa realiza I Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do 3° CRS

O evento, que ocorre em Castanhal, discute, entre outros temas, a capacitação, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer bucal. 

Por Giovanna Abreu (SECOM)
10/06/2021 10h16

Monitorar e qualificar os serviços e profissionais de saúde bucal do Pará, estão entre os principais objetivos da Coordenação Estadual de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde Pública (Sespa). Para isso está sendo realizada uma série de qualificações nas regionais de saúde paraenses. Nesta quinta-feira (10), é a vez do município de Castanhal, no nordeste do Estado, receber o I Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do 3° Centro Regional de Saúde.

Com a proposta de descentralizar os serviços de saúde, Alessandra Amaral de Souza, coordenadora Estadual de Saúde Bucal da Sespa, explica que em encontros como esse, o Estado consegue ouvir e compreender as demandas relatadas pelos coordenadores municipais de saúde bucal, e assim pode oferecer o apoio necessário para avançar com as políticas públicas ligadas à saúde da boca na região.

Este encontro abrange coordenadores municipais dos municípios de Castanhal, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, São Francisco do Pará, São Domingos do Capim, São João da Ponta e Terra Alta.

“Devemos ter cuidados desde quando o bebê ainda está na barriga da mãe, especialmente, com a alimentação e higiene bucal. Estudos mostram que as mães podem ter, inclusive, abortos e partos prematuros, devido à falta de cuidados dentários. Além de que, a corrente sanguínea, pode levar contaminações, via cordão umbilical, para a criança. Por conta dessa abrangência, estamos levando palestras educativas e preventivas para todas as faixas etárias cuidarem da saúde dos dentes, até porque não existe saúde geral sem saúde bucal”, afirma a coordenadora. 

Durante o encontro serão discutidos a capacitação, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer bucal. A odontóloga do Hospital Ophir Loyola, Elsa Barros, que participa do evento, explica que a doença no Brasil é um dos grandes desafios que a saúde pública enfrenta.

“A incidência desse tipo de câncer vem aumentando mundialmente e está entre os 10 tipos de neoplasias malignas mais frequentes na população. É um tumor maligno que acomete a boca e parte da garganta. A prevenção diminui em 25% a incidência e por isso, destaco dois cuidados: não fumar e evitar a luz solar diretamente nos lábios”, informa. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima- se que no biênio dos anos de 2020/2022, sejam diagnosticados 15.190 novos casos, sendo 11.150 homens e 4.010 mulheres. A região Norte ocupa o 6° lugar em incidência da doença, que acomete mais o sexo masculino (70%). 

CAMETÁ

A Sespa realizou, nos dias 25 e 26 de maio, o I Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do 13º CRS em Cametá, no nordeste paraense, com gestores de saúde bucal das cidades de Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará e representantes regionais da atenção básica e especializada.