Programa Territórios pela Paz beneficia moradores do bairro do Jurunas, em Belém
Emissão de 1ª e a 2ª vias da certidão de nascimento e a 2ª via da certidão de óbito foram alguns dos serviços oferecidos nesta quarta-feira (09).
Foto: João Fernando / DivulgaçãoA dona de casa Larissa Oliveira, mãe de dois filhos, aproveitou a ação ‘’Meu Registro’’ para tirar a 1ª via de um deles, que tem apenas 3 meses de vida. A iniciativa foi realizada na manhã desta quarta-feira (09), na Escola Estadual Professora Placídia Cardoso, no bairro do Jurunas, em Belém, e ofereceu à comunidade serviços como a emissão da 1ª e a 2ª vias da certidão de nascimento e a 2ª via da certidão de óbito.
LarissaFoto: João Fernando / Divulgação‘’É muito importante que tenha esse tipo de projeto aqui no bairro do Jurunas, eu ainda não tinha tido condições de ir até um cartório para registrar o meu bebê, e quando soube que poderia fazer aqui, não perdi a oportunidade’’ disse Larissa.
A ação social foi promovida pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
“O principal objetivo é ir em busca desse público vulnerável, no bairro do Jurunas, no qual estamos hoje, para identificar essas crianças que ainda não foram registradas, ou seja, o primeiro registro ainda não aconteceu, e além disso, também é realizado atendimento para retirar a segunda via da certidão, já que acontece muito extravio desse documento”, ressaltou a gerente de Promoção da Gratuidade do Registro Civil de Nascimento da Seaster, Regina de Almeida. Marcos ViníciosFoto: João Fernando / DivulgaçãoDurante a ação também foi realizado o serviço de avaliação nutricional. “Além de retirar a 1ª e a 2ª vias da certidão de nascimento e da 2ª via da certidão de óbito, os moradores do bairro do Jurunas também puderam contar com a avaliação nutricional, que é de extrema importância nesse período pandêmico, quando as pessoas precisam estar ainda mais atentas com a saúde’’ disse a Gestora do Território do Jurunas, Delma Braga.
Foto: João Fernando / DivulgaçãoAlém de tirar a 2ª via da certidão de nascimento, o vendedor Henrique Hinglis aproveitou para realizar a avaliação nutricional. ‘’Eu acho que esses serviços ofertados pelo governo são de extrema importância para a comunidade, além do documento, eu aproveitei para fazer a avaliação nutricional, para manter a saúde em dia’’, afirmou.
A estudante de psicologia Maria do Socorro Santa Rosa, de 53 anos, foi tirar a 2ª via da certidão de Nascimento, já que teve o documento extraviado. ‘’Eu aproveitei para tirar a segunda via da minha certidão de nascimento, já que fui em um cartório e me informaram que teria que pagar trezentos reais e no momento não tenho toda essa quantia’’, afirmou a estudante.
Desempregado há quase 2 meses, o engenheiro civil Marcos Tavares foi à escola em busca da 2ª via da certidão de nascimento, pois o documento atual está deteriorado. ‘’Essa ação veio em boa hora, já que no momento estou sem emprego e precisava tirar esse documento’’, ressaltou.
A próxima ação do "Meu Registro" vai ocorrer nesta quinta-feira (10), no Centro Comunitário São Francisco, na Quinta Rua com a Travessa 10, no bairro São Francisco em Marituba; no próximo dia 15 na Escola Paulo Mendes, no bairro do Icuí Guajará, em Ananindeua; e no dia 16 na Escola Municipal Parque Amazônia, no bairro da Terra Firme. O horário de atendimento é das 9h às 12h.
Veja a documentação necessária para obter novos documentos:
Certidão de Nascimento (1ª via):
- Declaração de nascido vivo;
- Registro administrativo de nascimento indígena;
- RG e CPF originais e cópias dos pais;
- Comprovante de residência;
- Telefone para contato.
Certidão de nascimento (2ª via):
- Cópia de certidão de nascimento original;
- Cópia do RG , CPF e NIS;
- Telefone para contato.
Certidão de óbito (2ª via):
- Cópia da certidão de óbito original;
- RG e CPF do solicitante da certidão de óbito.