Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Aumento da fiscalização reduz criminalidade durante a Operação Corpus Christi

Só nos casos de furto a queda foi de quase 60% em relação no mesmo período do ano passado

Por Governo do Pará (SECOM)
08/06/2021 18h41

Nesta terça-feira (08), a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgou os números consolidados da Operação Corpus Christi, realizada no período de 03 a 07 de junho (quinta a segunda-feira), durante o feriado prolongado. Os mais de mil agentes da segurança pública envolvidos na operação fiscalizaram, principalmente, o cumprimento do Decreto nº 800/2020, que estabelece os protocolos de prevenção à Covid-19. O efetivo atuou em Belém e nas principais praias e balneários do Estado, garantindo tranquilidade e mantendo a segurança.Mais de mil agentes de segurança, incluindo policiais militares, integraram a operação no feriado prolongado

De acordo com os dados consolidados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, os indicadores de criminalidade de quinta-feira (03) a domingo (06) apontam que a operação obteve êxito.

Durante o feriado, o primeiro com bandeiramento amarelo, foram registrados 378 furtos, uma queda de 58% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando vigorava o lockdown. O balanço também destaca a queda de 100% nos casos de lesão corporal seguida de morte, ao comparar os índices de 2021 e 2020.Militares do Corpo de Bombeiros fiscalizaram as praias mais frequentadas

Ainda em relação ao ano passado, os índices também apresentam quedas no número de roubos, homicídios e latrocínios. Segundo o secretário de Operações da Segup, coronel Alexandre Mascarenhas, a expectativa para este feriado era de um grande deslocamento de pessoas aos balneários mais frequentados. A Segup e outros órgãos gestores elaboraram um planejamento integrado, com reforço do efetivo, que contribuiu para os índices, na avaliação do gestor.

“Conseguimos manter a segurança, com uma diminuição no número de roubos e furtos, ou seja, de crimes contra o patrimônio, em comparação ao ano passado. Isso demonstra que o sistema de segurança pública se preparou, e está conseguindo oferecer segurança para os cidadãos em todo o Estado do Pará”, acrescentou.

O secretário de Operações destacou ainda que a operação foi realizada por vias terrestre, fluvial e aérea. “Pelo Grupamento Fluvial da Secretaria de Segurança Pública houve operação com outros órgãos, e o resultado foi surpreendente. Foram feitas abordagens, e flagrados tanto o contrabando de materiais, sem a devida certificação dos órgãos aduaneiros, quanto a presença de estrangeiros que tinham seus vistos negados. Tudo encaminhado para os órgãos competentes para proceder as investigações e atuações. Mais uma vez o sistema fez jus ao que se propõe, de dar segurança para o cidadão e impedir o cometimento de crimes no território paraense”, disse o coronel.Nas estradas, agentes do Detran registraram mais de 2010 autuações

Resultados - A Polícia Militar intensificou a ações ostensivas em locais de grande movimentação de pessoas e veículos. Foram realizadas 839 abordagens em casas de shows, além de condutores de veículos (carro, moto e bicicleta) e transeuntes. A Polícia Militar também efetuou sete prisões, apreendeu um simulacro de arma e recuperou um veículo roubado. 

Equipes da Polícia Civil, que durante a pandemia fiscalizam estabelecimentos comerciais, intensificaram as ações durante a operação. Foram 49 estabelecimentos fiscalizados, oito intimados e sete fechados, além de 34 prisões, instauração de 54 procedimentos e emissão de 231 boletins de ocorrência.

O Corpo de Bombeiros Militar, que fiscalizou as praias, totalizou 970 advertências e orientações em 54 localidades e distribuiu 171 pulseiras de identificação para pais e responsáveis pelas crianças. Na Operação Estrada, que compôs a “Corpus Christi”, houve oito ocorrências registradas pelas unidades de resgate, com atendimento de oito pessoas.Bombeiros registraram 970 advertências durante a operação

O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves realizou 362 exames periciais - 265 de medicina legal e 97 de criminalística – e emitiu 41 laudos de exames de drogas, sete exames de local de crime e 195 exames de lesão corporal, além de periciar 15 veículos.

A operação reuniu equipes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Grupamento Fluvial (Gflu), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações (Ciop), Disque Denúncia, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e outros órgãos que atuam de forma integrada.

Nas estradas – O Detran também esteve presente na fiscalização e orientação de condutores. Foram registradas e 2010 autuações, 15 veículos removidos, 14 apresentações por crime de condução de veículo sob a influência de álcool e registro de 35 condutores autuados por alcoolemia.

Mais de mil agentes de segurança garantiram a tranquilidade nas praias de nas estradasEntre as infrações mais cometidas flagradas pelo Detran estão: veículo com licenciamento anual em atraso; condutor de motocicleta sem capacete e veículo que realizou ultrapassagem em local proibido.

O Detran informou que durante o período da operação 92.183 veículos saíram da Região Metropolitana de Belém, e entraram 94.815 veículos , com maior fluxo entre às 7 e 12 h. Durante a ação não houve registro de ocorrências com mortes. (Texto: André Macedo - Ascom/Segup).