Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Incentivo ao plantio de mudas garante expansão verde no Baixo Amazonas e Carajás

Ações articuladas em parceria com Prefeituras e Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura integram Semana do Meio Ambiente.

Por Patricia Madrini (IDEFLOR-BIO)
08/06/2021 18h17

AÇÃO EM CARAJÁSEm comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade do Estado do Pará – IDEFLOR-Bio já iniciou ações em alguns municípios das regiões do Baixo Amazonas e Carajás, como doações e plantio de mudas, além da construção e visitas a viveiros, que devem garantir mais áreas verdes naquelas localidades.

Na cidade de Trairão, esta terça-feira, 8, foi dedicada à entrega de mudas de espécies frutíferas para a população. A ocasião contou com a presença do prefeito, do secretário de Agricultura e da secretária de Meio Ambiente que também assistiram à apresentação do viveiro padrão IDEFLOR-Bio, montado para atender o Prosaf.

No município de Juruti, ainda nesta terça, 150 mudas de espécies nativas foram plantadas em áreas degradadas de Proteção Ambiental do Jará. 

Em Aveiro, na última segunda-feira (7), mais de 100 mudas de diversas espécies nativas, produzidas no viveiro do Instituto, localizado em Fordlândia, irão ajudar a expandir a arborização em diversos pontos da cidade.

AÇÃO NO BAIXO AMAZONASJá em Santarém, a programação incluiu o plantio de mais de 200 mudas na orla e em algumas avenidas da cidade.

Na cidade de Rurópolis, no último dia 02 de junho, uma das ações entre a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura, culminou na construção de um viveiro de mudas em madeira, coberto de tela sombrite, com capacidade para 14 mil mudas. O curso de produção de mudas foi ministrado pelo Instituto para dar início às atividades do viveiro para técnicos e agricultores.

No município de Mojuí dos Campos, o Instituto doou mais de 70 mudas de ipê amarelo para arborização urbana atendendo solicitação da Secretaria de Meio Ambiente.

“Vivenciamos mais uma Semana Mundial do Meio Ambiente e diante dos diversos cenários que nos cercam, como os reflexos de uma pandemia, o IDEFLOR-Bio, sendo uma autarquia estadual cujas as funções envolvem a gestão das florestas públicas e da política estadual para a produção de Desenvolvimento da Cadeia Florestal, tem como alvo a recuperação de áreas florestais degradadas e a execução das políticas de preservação do uso sustentável e conservação da biodiversidade. Isso expressa o reconhecimento da grande relevância das áreas protegidas para o desenvolvimento do país, tanto do ponto de vista do uso sustentável quanto da preservação do patrimônio genético que tem na biodiversidade do Estado do Pará e da Amazônia”, observou a presidente do Instituto, Karla Bengtson.

Em Belterra, será realizada na quarta-feira (09) a doação de 30 mudas de árvores para duas escolas. A ação é fruto da parceria entre Prefeitura de Belterra, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e o IDEFLOR-Bio com o “Projeto Arborizar Pará”. 

AÇÃO EM CARAJÁSEm Novo Progresso, a Prefeitura, e as Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura aderiram à programação, garantindo o plantio e a doação de 500 mudas no próximo dia 11, que deverão ser plantadas em avenidas da cidade e entregues à população.

No município de Marabá será realizado nesta quarta (09) o plantio de 100 mudas de ipê e oitizeiro na vila Sarandi.

No último dia 04 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Abel Figueiredo recebeu as doações do Instituto com base em Carajás de uma diversidade de espécies: 55 mudas de ipê, 50 de oiti, 100 de açaí, 10 de castanha do Brasil e 20 de tamarindo. 

Foram doadas também 20 mudas de ipê, 200 mudas de açaí e outras 20 de andiroba para a Secretaria de Meio Ambiente de Redenção. 

Já em Marabá, nesta terça (08) foi realizado o plantio de 50 mudas de ipê na cidade, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e SEMAS, em espaços livres e ainda não arborizados.