Ação entre Ideflor-Bio, Semas e Secult leva plantio de mudas de árvores a escola pública de Belém
Atividade realizada nesta terça, 8, integra extensa programação da Semana do Meio Ambiente.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLORr-Bio) atuam como parceiras em uma extensa programação alusiva à Semana do Meio Ambiente, que este ano tem como tema "Caminhos para a Conservação da Biodiversidade na Amazônia". O evento, que iniciou na última segunda-feira, 8, irá se estender até o próximo dia 11 de junho com atividades como plantio de espécies vegetais, lives e outras ações.
Na manhã desta terça-feira, 8, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mário Barbosa, dois alunos convidados a comparecer à escola, a diretora, funcionários, servidores do IDEFLOR-Bio e Semas plantaram 11 mudas de pau preto, ipê amarelo, ipê branco e açaí, sob a supervisão e instruções de técnicos do Instituto.
"Para o Instituto é uma alegria muito grande estar hoje aqui na Escola Mário Barbosa, pois representa não só um momento de reflexão em relação à Semana do Meio Ambiente como também a implementação de ações de educação ambiental, com o plantio de mudas, em um dos Territórios pela Paz (TerPaz), no Território da Terra Firme. A nossa presença aqui estende o campo de nossas ações, tendo ciência de que é extremamente importante a arborização para esses espaços, tanto para o equilíbrio climático como também para o paisagismo, ressalta Wanessa Grangeiro, especialista em educação e servidora do IDEFLOR-Bio.
A representante da Semas, Jéssica Brilhante, destaca a importância da atividade. "Viemos em um território do TerPaz fazer o plantio de espécies florestais de pequeno porte para promover um conforto técnico e fazer alusão da sustentabilidade, do meio ambiente e a importância que tem de cada um preservar o seu espaço, mostrando que uma árvore em pé viabiliza uma sensação de frescor e sombra e acolhimento".
Segundo Joelma Bastos, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mário Barbosa, a escola sempre quis fazer algo com o suporte que o IDEFLOR-Bio e Semas proporcionaram. "Nosso pensamento era justamente fazer o plantio com plantas frutíferas e farmacêuticas. Algo que a gente sempre sonhou, um local em que os alunos pudessem sair da sala de aula e vir para ter aulas sobre Educação Ambiental na prática, ver e conhecer a necessidade de se preservar o meio ambiente e ajudar nesta conservação. Nós sempre fizemos ações ambientais, devido a essa vocação, porque nossa área é de proteção ambiental, mas veio a pandemia e parou tudo", observa.
Aluno do 3º ano, Tiago Estumano conta que gostou da ação pela novidade, já que em outras escolas não partilhou de experiências como essa, em que teve a chance de participar da ação de plantio.