Semana do Meio Ambiente é marcada por ações do Ideflor-Bio na Transamazônica
Assistência, acesso ao conhecimento e insumos devem promover mudança de vida para os agricultores de Brasil Novo, Medicilândia, Anapu, Altamira e Pacajá.
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade do Pará – IDEFLOR realizou uma série de ações em cinco municípios da região da Transamazônica.
No município de Brasil Novo, no último dia 30, foi lançado o projeto PROSAF 2021, que contou com a presença da presidente do Instituto, Karla Bengtson, do prefeito e vereadores. Neste calendário agrícola foram plantadas 70 mil árvores, recuperando áreas alteradas ainda com o fomento ao preparo de área, correção de solo, fornecimento de mudas agroflorestais e adubos para a nutrição das plantas, iniciando os trabalhos para atender mais 60 hectares.
Já em Medicilândia, no mesmo dia, foi concluído o fomento a 72 famílias com os mesmos atendimentos realizados em Brasil Novo, somando mais 72 hectares. O lançamento do PROSAF 2021 teve as participações do prefeito, vereadores, presidência do IDEFLOR-Bio e agricultores que devem atuar na recuperação de mais 60 hectares no município.
Em Altamira, no dia primeiro de junho, foi feita a apresentação do projeto ATEG, financiado pelo Governo do Estado, que atenderá 250 famílias com assistência técnica e gerencial nos municípios de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará e Placas. No ato do lançamento, também foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o IDEFLOR-Bio e Prefeitura Municipal de Altamira para o atendimento a 30 famílias com implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF), sendo também realizada a entrega de insumos produtivos para 30 famílias nas comunidades do Ramal e Cipó Ambé, para adubação dos plantios realizados este ano.
Na cidade de Anapu, no dia 02 de junho, dois viveiros institucionais foram entregues, ambos com dimensão 12 x 18 metros, e capacidade para produção de 28 mil mudas agroflorestais. Um deles fica localizado na comunidade São Rafael, distante três quilômetros do município, e o outro no parque de exposições da cidade. Na ocasião foi feita a entrega de ferticorretivo e fertilizante NPK para 33 agricultores da comunidade de Nova Aliança. Na comunidade são Rafael foi realizado o plantio de árvores de espécies como o cupuaçu, andiroba, cumaru e acapu. É importante ressaltar que Anapu se destaca como o 5° produtor nacional de cacau.
Segundo a presidente do IDEFLOR-Bio, Karla Bengtson, "Vivemos a década da restauração dos ecossistemas e para o Instituto, na Semana do Meio Ambiente, é uma honra estar no município de Anapu trazendo como responsabilidade o plantio de uma grande essência florestal que tem feito história no nosso Pará: nossa querida andiroba, que em três anos já começa a crescer e a produzir, trazendo a riqueza de que tanto o nosso estado precisa". De acordo com a presidente, a meta é de que 120 mil árvores sejam plantadas até 2022 naquele município.
Em Pacajá, ainda no dia 02 de junho, os agricultores receberam um viveiro planejado em parceria com o município, o que deverá ampliar a capacidade de produção de mudas no município de 100 para 170 mil, havendo ainda a entrega de insumos produtivos para as 30 famílias atendidas que plantaram este ano.