Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO SOCIAL

Caravana leva serviços de saúde e direitos humanos para o bairro do Telégrafo em Belém 

A ação ocorreu no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e cumpriu os protocolos sanitários necessários para o combate da Covid-19

Por Giovanna Abreu (SECOM)
01/06/2021 16h15

No Telégrafo, entre os serviços ofertados, houve desde a aferição de pressão arterial, palestras e a entrega de kits de higiene bucalPor conta da pandemia da Covid-19, há um ano, a dona de casa Maria da Conceição Barros não se consultava. “O medo de me contaminar fez com que eu deixasse de lado serviços de prevenção à saúde e essa Caravana do Governo do Estado é realmente maravilhosa, porque nos dá a oportunidade de ter acesso a serviços de saúde e direitos humanos no mesmo local, com todas as medidas de segurança”, afirmou, nesta terça-feira (1º), enquanto era atendida na Caravana de Cidadania e Direitos Humanos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com a Fundação ParáPaz e a Secretaria de Saúde Pública (Sespa).

A ação ocorreu no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Telégrafo, em Belém.
“Em vez de os idosos se deslocarem para diferentes órgãos estaduais, conseguimos, com a Caravana, reunir, em um único local, serviços essenciais. O objetivo do poder executivo é se fazer presente nos bairros da capital para diminuir o impacto da pandemia da Covid-19 e garantir atendimento a quem precisa”, explicou a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, que participou da manhã de serviços nas dependências da igreja.Primeira-dama, Daniela Barbalho: "O poder executivo se faz presente nos bairros para garantir atendimento a quem precisa".Entre os serviços de Saúde oferecidos, destaque para a aferição de pressão arterial, triagem com enfermeiros e técnicos de enfermagem; encaminhamentos para exames e testes rápidos, como o da Covid-19, Sífilis, Hepatite, DSTs, glicemia. Também houve palestras educativas e preventivas, além de entrega de kits de higiene bucal.

A palestra educativa de higiene bucal foi o ponto alto da Caravana para a dona de casa, Maria da Conceição Barros. “Amei essa palestra, o profissional explicou direitinho sobre como fazer a escovação correta dos nossos dentes, foi muito aprendizado. Essa manhã foi maravilhosa. Só temos a agradecer a Deus e ao Governo do Estado pela oportunidade, porque nós precisamos muito de serviços assim. Saio daqui muito feliz”, assegurou.

Coordenadora da Sespa, Alessandra Amaral informou que a descentralização dos serviços é essencial para aproximá-los da comunidade. “As caravanas levam os serviços para onde eles mais precisam estar: dentro da comunidade. Aproveitamos essas oportunidades para ouvir a população, identificar outras necessidades e trazer os serviços em novas ações”, informa. 

Os serviços de prevenção à saúde da Caravana do Estado inclui testes rápidos para a Covid-19, e para outras doenças, como a Hepatite A Sejudh, por meio da Gerência de Proteção ao Idoso, levou serviços de orientação e assistência jurídica; e através da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas, realizou uma blitz na ação, para orientar motoristas sobre os danos causados pelo consumo de drogas.

A Fundação ParáPaz trabalhou com o projeto "Espaços Abertos", com atividades para todas as idades, como xadrez, dama, desenho e outras atividades interativas. Segundo o coordenador do núcleo de projetos do órgão, Renan Ferreira, esses atendimentos são realizados diariamente em mais de 13 polos da ParáPaz na Região Metropolitana de Belém.