Ação do TerPaz beneficia moradores do bairro da Terra Firme em Belém
O programa 'Meu Registro' acontecerá no dia 9, na Escola Placídia Cardoso, no Jurunas; e no dia 10, no Centro Comunitário São Francisco, em Marituba
Moradores da Terra Firme compareceram à Escola Municipal Parque Amazônia, em Belém, para obter certidões de nascimento e de óbito A aposentada Maria de Jesus Dias, de 67 anos, foi com a filha tirar a 2° Via da Certidão de Nascimento, durante a ação "Meu Registro". A iniciativa realizada na manhã, desta segunda-feira (31), na Escola Municipal Parque Amazônia, no bairro da Terra Firme, em Belém, ofereceu à comunidade serviços como a emissão da 1ª e a 2ª vias da Certidão de Nascimento e a 2ª Via da Certidão de Óbito,
“Essa ação é importante para a comunidade, eu vim tirar a 2° via da minha certidão de nascimento que está apagada, porque não aceitaram essa (a certidão antiga) para eu tirar a minha identidade e eu estava preocupada já que não tinha condições de pagar”, disse Maria de Jesus Dias.
A ação social foi promovida pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
“O usuário é atendido e se dirige ao cartório na data que ele vai receber a certidão, de forma gratuita, esse é o projeto "Meu Registro", no qual a Seaster trabalha em conjunto a Seac para garantir direitos à população mais vulnerável do Estado’’, afirmou a gerente de Promoção da Gratuidade do Registro Civil de Nascimento da Seaster, Regina de Almeida.
A doméstica, Maria de Jesus Marques, de 55 anos, chegou cedo para conseguir a 2° via da certidão de nascimento. "Essa ação está ajudando muito a comunidade, inclusive eu, que estou desempregada e não tinha condições de pagar por esse serviço’’, afirmou.
Morando há 30 anos no bairro da Terra Firme, o agente de serviços gerais, Gil Gonçalves, de 44 anos, também aproveitou a oportunidade. "Eu achei essa ação muito válida, eu não estava conseguindo tirar a 2ª via da minha certidão de nascimento, já que eu sou do município do Acará, e com a chegada dessa ação aqui na escola ficou mais viável’’, disse ele.
A gestora do Território da Terra Firme, Gabriella Oliveira, ressaltou a importância de seguir os protocolos sanitários de prevenção contra à Covid-19. “Nós estamos respeitando todas as orientações do sistema de saúde, nossa ação está acontecendo dentro de uma quadra, respeitando o distanciamento social, estamos verificando a temperatura e distribuindo álcool. Além disso o uso de máscaras é obrigatório’’ afirmou ela.
A próxima ação do "Meu Registro" vai ocorrer no dia 09, na Escola Placídia Cardoso, na travessa Honório José dos Santos, no Jurunas, em Belém; e no dia 10, no Centro Comunitário São Francisco, na Quinta Rua com a Travessa 10, no bairro São Francisco em Marituba. O horário de atendimento é das 9h às 12h.
Lista dos documentos necessários para tirar os documentos:
- Certidão de Nascimento (1ª via):
- Declaração de nascido vivo;
- Registro administrativo de nascimento indígena;
- RG e CPF originais e cópias dos pais;
- Comprovante de residência;
- Telefone para contato.
- Certidão de nascimento (2ª via):
- Cópia de certidão de nascimento original;
- Cópia do rg , cpf e nis;
- Telefone para contato.
- Certidão de óbito (2ª via):
- Cópia da certidão de óbito original;
- RG e CPF do solicitante da certidão de óbito.