Seduc apresenta o Documento Curricular do Estado do Pará no Conselho Estadual de Educação
Nesta quinta-feira (27), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunto de Ensino (Saen), apresentou ao Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE) o Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPA) – Ensino Médio, com as novas metodologias e oportunidades de aprendizagem, haja vista o desenvolvimento das diretrizes no âmbito da Educação Básica.
A construção do Documento ocorre desde 2019 e passou por várias etapas de elaboração e aprovação, como webinários, Consultas Públicas, Leituras, Sistematização e Incorporação das Contribuições da Consulta Pública até o protocolo e apresentação para ser apreciado pelo Conselho Estadual. A secretária de Educação, Elieth Braga, destaca o empenho de toda a equipe pedagógica para a conquista de mais este avanço na educação.
“É uma vitória de muitas mãos estar hoje aqui, entregando este Documento para apreciação do Conselho Estadual. Após um ano cheio de dificuldades e muitos desafios, vencemos. Uma conquista de uma equipe empenhada em melhorar cada vez a educação desse Estado”, destacou a titular da Seduc.
Em 2018, foram apresentadas à comunidade escolar paraense, as etapas referentes à educação infantil e ao ensino fundamental que, por sua vez, foram aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Pará (CEE/PA).
Para a coordenadora do Ensino Médio da Seduc, Mari Elisa Almeida, o Documento é resultado de um trabalho intenso em prol do ensino.
“O Documento é resultado de um processo de construção coletiva e ressignificação para juventudes com especialização às peculiaridades e identidade do estado, diversidade e potencialidades regionais. Além disso, tem o objetivo da melhoria do acesso, permanecia resultados de aprendizagem, melhoria no acolhimento e projeto de vida dos jovens”, destacou a gestora.
A presidente do Conselho Estadual de Educação, Betânia Fidalgo, encerrou a reunião agradecendo o empenho de todos os envolvidos na construção e apresentação do DCEPA.
“Após a bela explanação de todos os envolvidos na construção desse Documento ficamos com a sensação de dever cumprido para modernização da educação no Pará. Sempre digo que não podemos fazer tudo, mas sempre podemos fazer mais. E o CEE tem esse compromisso com o Estado, de cada vez mais melhorar o Ensino para os nossos estudantes”, finalizou a presidente.
Com informações de Caio Condurú (Ascom / Conselho Estadual de Educação)