Igreja Universal entrega 17 mil Kits de higiene para pessoas privadas de liberdade no Pará
O Complexo Penitenciário de Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém (RMB), recebeu cerca de 6 mil kits nesta quinta-feira (27)
A Igreja Universal, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciaria, iniciou nesta quinta-feira (27), a distribuição de mais de 17 mil kits de higiene pessoal às pessoas privadas de liberdade no Pará. O Complexo Penitenciário de Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém (RMB), recebeu cerca de 6 mil kits.
A doação faz parte do cronograma de atividades da igreja Universal nos Presídios (UNP), em favor da assistência de custodiados. Para Fábio Freitas, pastor da Universal, essa ação abrange tanto os internos quanto suas famílias.
“Sabemos que as famílias estão desassistidas em vários quesitos, principalmente, por conta do desemprego, e muitos não têm condições, então estamos entregando kits de higienes para homens e mulheres, que irão reforçar o material já fornecido pelo governo, assim estamos dando auxilio para os encarcerados e também para suas famílias aqui fora, que vão receber cestas básicas. É dessa forma que funciona nosso trabalho da UNP Pará”, afirmou.
“Primeiro cumprimos uma ordenança bíblica de Jesus e depois estamos contribuindo para a segurança e melhora do nosso meio social”, comentou Henrique Pires, pastor e coordenador do grupo UNP Pará, dentro dos presídios.
A Igreja anualmente realiza um evento para contribuir com o trabalho prisional. Por causa da pandemia, a entrega de máscaras e também de remédios e materiais de limpeza. Os kits de higiene são entregues em municípios paraenses, como Tucuruí, Marabá e também na Região Metropolitana de Belém. Até o final deste mês de maio, a meta é entregar quase 18 mil kits. Cada kit contém desodorante corporal, creme dental, escova de dente, absorvente para as internas, entre outros materiais.
O secretario da Secretaria de Estado de Administração Penitenciaria, Jarbas Vasconcelos, comentou que o voluntariado que se inicia dentro da igreja é fundamental para a paz da sociedade. “Não estamos apenas recebendo kits embrulhados, estamos recebendo vidas, salvando e ajudando vidas. E os internos são gratos por isso. A igreja tem levado paz para dentro do cárcere”, afirmou o secretário.
A Seap observa que o trabalho do sistema penitenciário em conjunto com parcerias externas, como a igreja Universal, é importante para os custodiados e à sociedade. A intenção é assegurar maior dignidade e tratamento humanizado para todos que cumprem pena.