Governo do Pará participa de Encontro Estratégico Governadores pelo Clima
O governador Helder Barbalho e o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), Mauro O'de Almeida, participaram do Encontro Estratégico Governadores pelo Clima das Regiões Norte e Centro-Oeste – Impulsionar Cadeias Econômicas da Bioeconomia e Gerar Empregos, na tarde desta quarta-feira (26). Em formato virtual, o evento foi realizado pelo Centro Brasil no Clima (CBC) teve como objetivo colocar os governadores em contato com agentes nacionais e internacionais para construção de estratégias e possíveis financiamentos para alavancagem da economia dos seus respectivos estados.
O Pará segue trabalhando na construção da sua Estratégia Estadual de Bioeconomia, que será parte do Plano Estadual Amazônia Agora, mais especificamente no pilar 'Desenvolvimento Econômico de Baixo Carbono', permitindo que ações efetivas e coordenadas possam ser tomadas, em parceria com a iniciativa privada e terceiro setor para o desenvolvimento da economia paraense, com respeito à nossa biodiversidade e mantendo a floresta em pé.
“O grande tesouro que temos, e praticamente só nós no mundo temos em escala global são os produtos oriundos da exploração econômica da nossa biodiversidade. A Amazônia abriga a maior parte deste tesouro, e precisamos encontrar uma forma de que toda essa riqueza que possuímos se converta em desenvolvimento social e econômico para a população da região. Mas ao falarmos isso, logo se pensa que estamos falando de futuro e de potencialidades, mas não, estamos falando de presente. Hoje a Amazônia já produz bens com imenso mercado global, porém a nossa baixa capacidade de acessar estes mercados faz com que não consigamos nos desenvolver economicamente como poderíamos”, ressaltou o titular da Semas.
O evento faz parte de uma mobilização internacional para articulação dos governadores com movimentos de lideranças de países como os Estados Unidos, a Argentina e a União Europeia. O objetivo da articulação é somar forças dos Estados, visando a cumprir os compromissos do Brasil no Acordo de Paris; discutir oportunidades de geração de empregos da economia verde e estruturar canais de intercâmbio internacional entre movimentos similares de outros países.
O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez Rubio, ressalta o grande interesse dos estados em políticas de mudanças climáticas. “ A União Europeia apresentou suas ambições renovadas com a redução de até 55% das emissões até 2030 e de carbono até 2050. Além disso, um número grande de países, incluindo o Brasil, está assumindo o compromisso de emissões líquidas zero até 2050. Esse desenvolvimento tem enormes implicações para as regiões norte e centro-oeste do Brasil”, relatou.
Além de Helder Barbalho, participaram os governadores Waldez Góes (Amapá), Mauro Mendes (Mato Grosso), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul), Renato Casagrande (Espírito Santo), Gladson Cameli (Acre) e Paco Britto vice governado do Distrito Federal.
O diretor executivo do Centro Brasil do Clima (CBC), Guilherme Sirkis reforçou a importância do encontro. “É importante sempre lembrar que na sua essência o CBC é um propulsor de ideias e de debates e articulador da agenda climática, com tomadores de decisão e formadores de opinião. Queremos promover o diálogo entre os governadores que enriqueça as tomadas de decisão para avançar a transição para a economia de carbono neutro”, ressaltou.