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Seduc e Fasepa garantem aprendizagem dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

A iniciativa tem ocorrido de maneira não presencial e visa inibir a reincidência e prover a ressocialização dos jovens infratores

Por Governo do Pará (SECOM)
25/05/2021 11h25

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), tem garantido o processo de ensino-aprendizagem dos adolescentes em conflito com a lei que cumprem medidas nas unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). Devido a pandemia do novo coronavírus, esta iniciativa tem ocorrido de maneira não presencial e conta com o suporte técnico dos profissionais que atuam nesses espaços que visam inibir a reincidência e prover a ressocialização dos jovens infratores. 

A Escola Estadual Prof. Antônio Carlos Gomes da Costa, em Ananindeua, é uma das unidades escolares que disponibiliza materiais pedagógicos para oito unidades da Fasepa, situadas na Região Metropolitana de Belém. Esta ação garante a escolarização dos socioeducandos e segue uma estratégia metodológica elaborada de acordo com as especificidades deste público-alvo.

Estabelecer a aplicabilidade de métodos socioeducativos inovadores é uma das propostas que este espaço de aprendizagem propõe e que, tem como pretensão, tornar os adolescentes cidadãos responsáveis pela sua vida, não somente quando do seu cumprimento de medida, mas também colocar em prática este aprendizado para a sua vida. 

Durante a pandemia da Covid-19, diversos desafios têm sido enfrentados para garantir a escolarização dos jovens que cumprem medidas socioeducativas. No entanto, a Seduc tem promovido uma série de iniciativas, como o envio de televisores para as unidades da Fasepa, possibilitando, dessa forma, que esses estudantes acompanhem as videoaulas desenvolvidas pelos professores que atuam para este público-alvo e são complementadas com os cadernos de atividades estruturantes e compêndios (impressos).

É importante destacar que esse processo educacional está sendo assegurado graças ao empenho dos servidores que atuam nas unidades da Fasepa e dos educadores que são responsáveis pela preparação dos materiais pedagógicos dos jovens em conflito com a lei. Atualmente, 74 alunos são atendidos na socioeducação na Região Metropolitana de Belém e outros 33 em Santarém.

O coordenador da Ceja, Odair Medeiros, enfatizou a importância de fazer educação em tempos de pandemia na socioeducação tem sido um desafio gratificante, pois, com o apoio das parcerias e do sistema de justiça, temos feito grandes e significativos avanços. 

“Entende-se que o processo escolar formal deve se materializar no âmbito da socioeducação como condição específica indispensável para o enfrentamento e superação dos riscos, da vulnerabilidade social e de suas relações. Portanto, o principal objetivo da Escola Estadual Prof. Antonio Carlos Gomes da Costa, é garantir o acesso à educação escolar formal de qualidade e com sucesso, respeitando e valorizando as experiências de vida dos socioeducandos e de suas famílias”, destacou.

Por fim, o dirigente ainda afirmou que, “nossa intenção também é fortalecer a dimensão humana da educação através da vivência de valores, tais como: criticidade, sensibilidade, autonomia, protagonismo juvenil, compreensão da vida em sociedade, criatividade, entre outros valores que possibilitem uma formação com dignidade, identidade e que possibilitem que esse adolescente tenha de fato um projeto de futuro”, complementou Odair Medeiros.

Por: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)