Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REINSERÇÃO SOCIAL

Seap inicia o 'Projetar o Futuro' em primeira casa penal masculina, em Cametá

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
24/05/2021 18h35

O Centro Regional de Recuperação de Cametá (CRRCAM), na região Tocantins, iniciou no último dia 21, o 'Projetar o Futuro', que promove sessões de cinema para as pessoas privadas de liberdade. Esta é a primeira unidade masculina a receber a ação e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) deve seguir o cronograma de expansão para outras unidades paraenses. 

O projeto é desenvolvido pela Seap, por meio da Diretoria de Reinserção Social (DRS) e tem como objetivo levar filmes para casas penais, propiciando a reflexão entre os custodiados. Além da função educacional, a atividade estimula o potencial de interpretação e escrita dos reeducandos, bem como gera remição de pena.

Para o interno do CRRCAM, Edison de Souza Dias, a iniciativa gera transformação dentro da unidade. "O projeto me mostra uma visão de mundo diferente e me ajuda muito aqui dentro. Além de dar oportunidade de expressar as nossas ideias, pois precisamos que alguém acredite nelas. Essa atividade quebra os paradigmas que tínhamos, eu agradeço muito por isso", ressaltou o custodiado.

A ação já alcançou todas as unidades de custódia feminina e de LGBTQI+, e agora começou a abranger as unidades prisionais masculinas. "O projeto está entre as principais atividades de reinserção social do sistema penitenciário paraense  pela sua inovação. Até o final do ano, o 'Projetar o Futuro' estará em todas as unidades do Estado do Pará", pontuou o diretor da Diretoria de Reinserção Social (DRS), Belchior Machado.