Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Seac e Defesa Civil do Estado vistoriam residências em volta da UsiPaz do Jurunas

Durante a ação, nesta segunda-feira (24), equipes conversaram com os moradores sobre as Usinas, os serviços e o modelo de implantação dos equipamentos

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
24/05/2021 13h17

Grávida de cinco meses, a autônoma, Alcileia Pinheiro: "Essa obra vai trazer muitos benefícios para a nossa comunidade".Começou na manhã, desta segunda-feira (24), a vistoria nas residências que ficam as proximidades da Usina da Paz do bairro do Jurunas, em Belém. Ação é necessária para que seja dado início as obras, realizadas, pela Diretoria das UsiPaz da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e pela Defesa Civil do Estado. Com o objetivo de produzir o ‘’Relatório de Impacto de Vizinhança’’.

"Hoje estamos fazendo a vistoria cautelar das residências do em torno para mitigar o impacto da obra nessas casas, queremos fazer um levantamento preliminar para entender o contexto, a segurança, qual o estado delas (casas) hoje, para quando iniciarmos as obras tenhamos isso em mãos, sendo assim podemos verificar um eventual impacto sobre esses imóveis. Durante a ação, estamos falando para os moradores o que é o projeto TerPaz e explicando o que vão ser as Usinas, distribuindo folders explicativos que descrevem os serviços das UsiPaz e o modelo de implantação das Usinas, após esse processo, os bombeiros entram e realizam a vistoria’’, ressaltou o coordenador de Ações Estratégicas das UsiPaz, Artur Carvalho.

Aproximadamente 200 imóveis serão vistoriados, afirmou o sargento da Defesa Civil do Estado, Adalberto Silva. "A vistoria está sendo feita conforme a solicitação da Seac, para as residências próximas à futura construção da Usina, para fazer um levantamento técnico, ou seja, é feito uma entrevista com o proprietário do imóvel, depois disso é realizado um cadastro das pessoas que moram no local, junto a isso, informamos o que irá acontecer, futuramente, para conscientizá-las desta obra. Além disso falamos dos impactos que podem ocorrer na área. Após o cadastro será feito um aparato geral, anexado e enviado à Seac e registrado também nos protocolos da Defesa Civil’’, disse o sargento.

Grávida de cinco meses, a autônoma, Alcileia Pinheiro, ficou muito feliz em saber dos benefícios da Usina da Paz do Jurunas. ‘’Moro há 31 anos aqui no bairro do Jurunas, e essa obra vai trazer muitos benefícios para a nossa comunidade, estávamos precisando de um espaço assim aqui no bairro, eu e meus filhos vamos aproveitar os serviços’’, afirmou ela.

As equipes da Diretoria das UsiPaz da Seac e da Defesa Civil do Estado se organizando para as vistorias no Jurunas nesta segunda, 24 O pintor, Janildo de Jesus, era só alegria, já que pretendem usar vários serviços que serão ofertados no Complexo. "Para nós, moradores, essa obra vai ser muito importante, as crianças aqui do bairro estavam precisando de uma área de lazer. Vou levar meu neto para aproveitar e eu também não vou perder essa oportunidade, ainda mais que fica bem próximo de onde eu moro’’, disse.

A previsão é de as obras da UsiPaz do Jurunas iniciarem nas próximas duas semanas, sendo executadas em parceria com a empresa Hydro, que está arcando integralmente com os custos. O Governo do Estado não receberá nenhum recurso econômico, as Usinas serão entregues prontas e equipadas. 

"Essa obra além de trazer benefícios, vai melhorar muito a vida de quem mora aqui no bairro, por que estávamos precisando de um espaço completo como esse. Assim que a obra ficar pronta, eu e minha família não vamos perder essa oportunidade’’ disse o morador, Fábio Nascimento  

Saiba mais sobre as Usinas 

O propósito do projeto é a construção de 10 Usinas na Região Metropolitana de Belém e no sudeste do Estado. As UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, espaços de inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, atividades profissionalizantes, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.  

"As Usinas da Paz serão complexos físicos destinados a congregar serviços do Estado oferecidos à comunidade, seja na área da saúde, da educação, dos direitos do consumidor, da cultura, da comunicação, da profissionalização, do empreendedorismo e outros. Ao mesmo tempo, serão espaços esportivos para a comunidade, com piscina, quadras esportivas, dojô, oferecendo atividades que visam à educação de valores, à formação da cidadania plena. Trarão uma presença ainda mais forte e permanente de serviços de acolhimento do Governo do Estado a essas populações, que já vêm sendo atendidas pela política pública TerPaz", disse Ricardo Balestreri, secretário Estratégico de Articulação da Cidadania.