Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Centro de Perícias participa de ações integradas pela Segurança

Por Thiago Maia (Pol. Científica)
20/05/2021 17h14

A aquisição de equipamentos, reconstrução das Unidades Regionais do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), como de Marabá, e de núcleos avançados em municípios, por parte do Governo do Estado propiciou a participação relevante da perícia criminal na promoção da segurança, por meio da produção da prova técnica que ajuda a polícia judiciária na resolução de crimes. 

Foi nesse contexto que o CPCRC participou da 6ª edição do Programa Segurança Por Todo Pará, realizada na 9ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) "Lago de Tucuruí", na manhã desta quinta-feira (20), organizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup). A ação contou com a participação do coronel Dilson Júnior, comandante da Polícia Militar (PM), do delegado-geral da Polícia Civil (PC) Walter Rezende, do secretário de segurança Ualame Machado, entre outros, com o objetivo de integralizar os órgãos de segurança em todas as regiões paraenses.

Durante o evento, o diretor-geral do CPCRC, o perito criminal Celso Mascarenhas, falou da importância da integração entre os órgãos de segurança, a qual o CPCRC faz parte. "O trabalho em conjunto entre as forças agiliza todos processos, inclusive, o trabalho pericial demandado pela polícia judiciária, inclusive, aqui na região sudeste", disse Celso Mascarenhas.

Essa demanda pericial, ainda de acordo com o diretor-geral Celso Mascarenhas, é atendida pelo Núcleo Avançado de Tucuruí, que é vinculada à Unidade Regional do CPCRC Marabá, que vai contribuir ainda mais para as solicitações da PC, na produção dos laudos técnicos determinantes para a resolução de crimes. "Os peritos criminais lotados em Marabá são destacados para o Núcleo de Tucuruí e atendem todas essas demandas", completou Celso Mascarenhas.

"Temos recebido apoio do Governo e da Segup para mais investimentos, já que a segurança é uma das prioridades do governador para todo o Estado", concluiu Celso Mascarenhas, diretor-geral do CPCRC.