Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa homenageia Dia do Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem

Instituição entregará brindes à categoria, nos três turnos de funcionamento do Hospital, que tem 889 técnicos de Enfermagem 

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
20/05/2021 14h17

Santa Casa reuniu equipes de técnicos de Enfermagem para homenageá-los nesta quinta, (20), data em que se comemora a categoriaNesta quinta-feira (20), comemora-se o Dia do Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem. A data foi criada como forma de homenagear os profissionais que contribuem com o cuidado da saúde das pessoas. Na prática, eles auxiliam médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e demais profissionais que atuam em hospitais, UPAs e clínicas.

Em Belém, por toda esta quinta-feira, a Santa Casa entregará brindes à categoria, em questão, nos três turnos de funcionamento do Hospital, que tem 889 técnicos de enfermagem. 

Carmem Leal Siqueira, técnica de enfermagem que atua há 33 anos na Santa Casa, diz que sempre trabalhou na área de obstetrícia, sempre na maternidade. Estou aqui desde 1988, me dedicando aos meus pacientes que aqui chegam. Tenho toda a satisfação de trabalhar aqui e me dedicar pelo bem-estar das pacientes. 

A técnica de Enfermagem, Carmem Leal Siqueira, tem 33 anos de atuação profissional na Santa Casa: "Sou muito grata à Santa Casa''. “Aqui a gente atende elas sempre com carinho, desde o lençol que troco na cama, o abraço a ela e uma palavra de conforto que ajuda na autoestima dessa paciente. Busco me relacionar sempre bem com todos os colegas que aqui atuam. Eu sou muito grata à Santa Casa, foi daqui que eu criei os meus filhos, fiz a minha casa e hoje ainda tenho saúde para continuar o meu trabalho em prol das pacientes que buscam a nossa maternidade”, diz Carmem Siqueira.  

A gerente de Enfermagem da Fundação Santa Casa, Benedita Rodrigues, destaca que dentro do contexto da saúde, é público e notório a participação na prestação do cuidado, baseado no princípio de que o cuidar do ser humano exige, que o entendamos como um ser completo, daí a enfermagem ser a ciência e a arte do cuidar. 

“Essa prerrogativa faz com que esse profissional assuma papel decisivo na promoção, prevenção, prestação e recuperação da saúde da população. Isso nos torna importantes protagonistas dos sistemas de saúde, ao definirmos os processos de cuidado. A história da enfermagem na Santa Casa, gestada por cada mulher e homem, que aqui exerce a profissão, produz frutos extraordinários, resultado de todo um aprendizado que estamos destinados a ter”. Destaca Benedita Rodrigues.

Jeicicleia Vieira da Silva, de São Félix do Xingu, sul do estado, que esteve com seu filho internado no hospital por 45 dias na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), após uma cirurgia de correção, elogiou o atendimento recebido na instituição. Jeicicleia disse estar muito feliz com o resultado do tratamento. “O atendimento do povo aqui é maravilhoso, principalmente das técnicas e da equipe de enfermagem. São pessoas muito gente boa".

Reconhecimento – A cada quadrimestre a direção da Santa Casa vem realizando o reconhecimento de profissionais que atuam na instituição, e em uma dessas solenidades os técnicos de enfermagem também foram homenageados, como é o caso de Jurdes de Nazaré Ramos Pinheiro, técnica de enfermagem que trabalha na UCI B. 

“Eu sempre digo que tenho hora para chegar, mas não tenho hora para sair. Mas é uma coisa que eu gostaria de deixar registrado que eu tenho uma satisfação imensa em ir para o meu lar e saber que eu realizei o meu compromisso para aquelas crianças, e todos aqueles pais que têm amor pela minha pessoa. Eu amo a minha profissão”, enfatiza Jurdes.

Maria Moura Rodrigues, técnica de enfermagem, que trabalha na Uti- neonatal, e já foi homenageada também, relata que tem o maior amor em cuidar das crianças prematuras. Trabalho há 12 anos no hospital, me sinto feliz em trabalhar aqui em cuidar dessas crianças e até de seus pais”.

Enfermagem do Hospital Público do Leste, em Paragominas, tem 98% de satisfação do usuário

O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) registra 98% de índice de satisfação dos usuários com assistência multiprofissional. A informação foi comemorada pelos profissionais da Unidade, e motivou ainda mais as equipes de Enfermagem, que participaram da Semana de Enfermagem do Hospital, encerrada nesta quarta-feira (19). Ao todo, o hospital tem 162 profissionais, desses, 30 enfermeiros e 120 técnicos de Enfermagem.

O diretor Assistencial da Unidade, Clóvis Guse, frisou que a qualidade da atuação dos profissionais da Enfermagem reflete na qualidade da assistência e no serviço humanizado prestado para moradores de 23 municípios, uma população estimada em cerca de 800 mil habitantes.

Atendimento a pacientes com Covid-19 - Após 15 dias internado no HRP,  o pescador Manoel Souza Brito dos Reis, de 65 anos, recebeu alta e já na casa dele, junto à família. Ele foi encaminhado pelo Hospital Regional de Salinópolis, por causa de agravamento dos sintomas da Covid-19.

Segundo familiares de Manoel Reis, que o acompanharam nos últimos três dias de internação no HRPL, quando procurou o serviço de saúde, ainda em Salinópolis, o pai não apresentava nenhum sintoma gripal, mas havia perdido o olfato e o paladar, o que o levou a passar três dias sem se alimentar direito. “A gente não podia afirmar, mas como ele já não sentia cheiro nem gosto a gente suspeitava”, disse a filha Tanires.

Apesar de não haver desenvolvido sintomas gripais, típicos da Covid-19, o pescador apresentou baixa saturação, foi internado e testou positivo para a doença. Ele, que já era hipertenso, também foi diagnosticado com diabetes, aumentando a complexidade do caso.

No HRPL, seu Manoel ocupou um dos 32 leitos clínicos destinados a pacientes com Covid-19. No total, a unidade conta com 44 leitos exclusivos para atendimento às vítimas da doença, sendo 12 na Unidade de Terapia Intensiva (HRPL).

“Quando tivemos a confirmação da doença nós choramos de medo e angústia. Hoje a sensação é de alívio e gratidão. O atendimento que recebemos foi humanizado. Meu pai foi bem tratado por todos, nós só temos a agradecer", assegurou a filha Tanires.