Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Em Santarém, Hospital de Campanha já recuperou 400 infectados pela Covid-19

Unidade segue como retaguarda estratégica no tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus no Baixo Amazonas

Por Carol Menezes (SECOM)
19/05/2021 16h49

Em Santarém, equipe saúda os pacientes Manoel Freitas (vermelho) e Jones Nascimento (amarelo) na saída do Hospital de CampanhaFundamental na retaguarda de tratamento do novo coronavírus na região, o Hospital de Campanha da Santarém (HCS) atingiu a marca de 400 altas de pacientes desde a sua entrega este ano, em 18 de fevereiro. 

No local estão em atendimento 28 pacientes, atualmente, sendo dois em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No total, 511 pacientes já foram atendidos, e desses, 69 foram transferidos para outras unidades, 403 receberam alta e onze foram a óbito.

Jones Nascimento foi o 400º paciente a receber alta do HCS. É morador de Santarém, tem 31 anos e não possui comorbidades. No dia 3 de maio começou a sentir falta de ar. Foi internado dia 8 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e, dois dias depois, foi transferido para o Hospital de Campanha, já apresentando queda acentuada de saturação de oxigênio. “Foi horrível, fiquei muito nervoso”, lembra. Ao receber alta na última segunda (17), lembra com carinho dos profissionais que o atenderam. 

Manoel Freitas, com família na entrada do HCS: "Que Deus possa abençoá-los, que sempre seja assim com todos que passam por lá". “Eu só tenho a agradecer a eles pela paciência e o carinho que eles tratam os pacientes, porque, abaixo de Deus, eu estou aqui hoje por causa deles também, que cuidaram super bem de mim. Que Deus possa abençoá-los, que sempre seja assim com todos que passam por lá. Eu só tenho a agradecer mesmo por tudo”, confirma. 

Jucione Freitas ficou nervosa quando soube que o pai, Manoel Freitas, 56, que estava internado em Curuá, seria transferido para o HCS. Mas, ao fim, disse que estava enganada e só tem gratidão pelo serviço prestado na unidade, considerando inclusive os profissionais como família do paciente. Hipertenso, ele deu entrada dia 9 e teve alta no dia 17 de maio da unidade.

"Quando soubemos que meu pai tinha de ir pro HC de Santarém e precisava ser transferido da cidade onde mora, Óbidos, porque lá não tinha recurso para ele, foi um desespero. Mas ele teve um excelente amparo, só tenho gratidão pela equipe maravilhosa que atendeu meu pai quando não pudemos", reconhece a filha.

Cada recuperação de paciente é uma alegria para todos os profissionais. Nesta terça-feira (18), houve comemoração pelas 400 altas.O titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Rômulo Rodovalho, enaltece o trabalho realizado na unidade. “As atividades do Hospital de Campanha de Santarém foram retomadas em um momento muito delicado da pandemia, com a identificação de novas variantes do vírus. Desde então, a unidade é ponto fundamental no tratamento da Covid-19 no Baixo Amazonas e, por isso, é com alegria que acompanhamos a alta de mais de 400 pacientes no local, mostrando o resultado de planejamento e muita dedicação de todos os profissionais envolvidos”, celebra. 

No final da tarde desta terça-feira (18), a banda da Polícia Militar de Santarém realizou uma homenagem aos pacientes e colaboradores do HCS. Na plateia, dez pacientes com quadro estável assistiram à apresentação e, junto a eles, a equipe de profissionais que estavam no plantão. Os policiais tocaram músicas animadas que foi do carimbó, gospel e até forró. O momento alegre e de descontração durou cerca de 30 minutos, levando alegria na mente e até nos pés de alguns, que arriscaram passos de de dança. A oportunidade também serviu para que a banda da PM pudesse demonstrar seu respeito e enfermeiros e técnicos, em comemoração à Semana da Enfermagem.