Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERPAZ

Reunião discute cronograma das UsiPaz do Guamá, Terra Firme e Jurunas em Belém

A Usina da Paz é um projeto do Governo do Pará, com a coordenação da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
18/05/2021 13h51

Servidores das secretarias estaduais reunidos nesta terça-feira (18) para definir o melhor cronograma de construção das Usinas da PazNa manhã desta terça-feira (18), ocorreu uma reunião entre a Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (Seac), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Além da Empresa Hydro, que é a responsável pela execução da obra e que está arcando integralmente com os custos. A reunião teve como objetivo discutir o andamento das obras das Usinas dos bairros da Terra Firme, Guamá e Jurunas.Reunião sobre UsiPaz foi híbrida, com presenças físicas e virtuais

‘’Hoje nós tivemos uma reunião muito importante de alinhamento com a empresa Hydro, que é a responsável pela construção das Usinas da Terra Firme, do Guamá e do Jurunas, com a presença da Secretaria de Obras do Estado, da Semas, da Gerência dos Projetos prioritários do Governo e da Seac. Uma reunião onde alinhamos a celeridade em todas as Obras para que sejam entregues o mais rápido possível e já estamos felizes em saber que os projetos estão caminhando, que as obras já estão sendo tocadas e que essas usinas em específico, já devem estar sendo entregues no primeiro semestre de 2022 e atuando na transformação social em cada um desses bairros”, ressaltou o Secretário Adjunto da Seac, Raimundo Santos Junior.

 O Diretor das Usinas da Paz, o Coronel Marcos Lopes, destacou como está o andamento das obras dessas três UsiPaz.

‘’A Hydro já fez a topografia e a sondagem da Terra Firme e do Guamá, faltando agora a topografia e sondagem da Usina do Jurunas, e também nessas duas iniciais a Hydro se comprometeu a partir de segunda-feira, já iniciar o trabalho com as máquinas dentro dos canteiros de obras. São grandes complexos construídos com mais de 5 mil metros quadrados, uma área de instalação superior a 10 mil metros quadrados, em terrenos alagadiços, então há toda uma tecnologia de construção, uma superação de desafios, que o estado já superou e agora vamos partir efetivamente para a construção das usinas’’, disse.

MAIS SOBRE AS USINAS DA PAZ

A Usina da Paz é um projeto elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada. O propósito é a construção de 10 Usinas na Região Metropolitana de Belém, e no sudeste do Estado. As obras são executadas em parceria com as empresas Vale e Hydro, que estão arcando integralmente com os custos. O governo não receberá nenhum recurso econômico, mas receberá as Usinas prontas e equipadas.

As UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, espaços de inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, atividades profissionalizantes, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.