Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Seap libera segundo grupo de custodiados para saída temporária nesta segunda-feira, 17

Por causa da pandemia, internos saem de forma fracionada para evitar aglomeração nas saídas

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
17/05/2021 16h53

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) continuou nesta segunda-feira (17), a saída temporária alusiva ao Dia das Mães, transcorrido em 9 de maio. Por causa da pandemia da Covid-19, foi necessária a adoção de medidas que evitassem a aglomeração na saída das casas penais. A Secretaria  elaborou um cronograma para liberar os internos de forma fracionada. O grupo liberado hoje representa a segunda fração de beneficiados. 

No total 501 pessoas privadas de liberdades receberam o benefício da saída temporária e vão passar uma semana com seus familiares. Os custodiados devem retornar na próxima segunda-feira (24). A saída temporária é autorizada pela Vara de Execução Penal (VEP), com a garantia de segurança e organização por meio da Seap. Os apenados saem com tornozeleiras eletrônicas.

Nessa segunda fração, saíram custodiados do Centro de Reeducação Feminino (CRF), Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), Centro de Progressão Penitenciária de Belém (CPPB) e a Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI).

De acordo com a Seap, antes da saída temporária, as pessoas privadas de liberdade precisam validar a identidade biométrica, uma forma de assegurar a autenticidade de dados dos beneficiados. Além disso, antes da liberação, os internos são submetidos a uma triagem pela equipe de saúde de cada unidade. São verificados os sinais vitais como a temperatura, saturação, pressão arterial e outros. Na volta, os apenados passarão por uma nova análise das condições de saúde.