Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas capacita 36 profissionais que atuam em emergências cardiológicas

Curso certificado pela American Heart Association é promovido a cada dois anos para atualizar conhecimentos práticos e teóricos da linha de frente da prática clínica

Por Marcelo Leite (COSANPA)
16/05/2021 14h34

Profissionais que atuam na linha de frente das emergências cardiológicas participam de curso promovido pelo Hospital de ClínicasA Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) concluiu neste domingo (16) mais um curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS). Ao todo, foram 36 profissionais capacitados com técnicas obrigatórias para atuação em situações de emergências cardiológicas. 

Certificado pela American Heart Association, o curso teve duração de quatro dias com duas turmas e precisa ser renovado a cada dois anos, quando o profissional trabalha com cardiologia emergencial. 

Além do conteúdo teórico, os participantes vivenciaram experiências práticas em cenários baseados em casos reais, que exigiam conhecimento sobre uso de diferentes tipos de desfibrilador, ressuscitação cardiopulmonar (RCP), intubação, avaliação, exame e tratamento para casos de infarto e outras urgências cardiovasculares ou respiratórias.

Um dos ministrantes do curso foi o enfermeiro Roberto Tyska Bueno, do Centro de Treinamento e Simulações de Emergências Médicas. Ele explica como uma assistência feita de maneira adequada pode aumentar a chance de sobrevivência dos pacientes potencialmente graves. “As decisões dos profissionais que trabalham na linha de frente das emergências precisam ser rápidas. Esse tipo treinamento prático proporciona mais segurança para esses profissionais. Pacientes e o hospital também são beneficiados com um atendimento otimizado, sistematizado e baseado em evidência clínica de sucesso”, explica o instrutor.

Médica intensivista, Cristiane Monte fez o curso pela quarta vez e classificou a atualização como essencial para quem faz parte da área, como forma de garantir serviços de qualidade na prática clínica. "Além disso, sempre tem atualizações em relação a ACLS, como a mudança de medicamento, uma forma de ventilação e técnicas novas de reanimação”, destaca a médica.

NOVOS CURSOS

Referência em cardiologia, psiquiatria e nefrologia, o Hospital de Clínicas realizará, nos meses de maio e junho, outros dois cursos voltados para o atendimento emergencial. O primeiro deles é de Suporte Avançado à Vida em Pediatria, (22 e 23 de maio), e o segundo será o de Manejo de Vias Aéreas e Ventilação Mecânica (26 e 27 de junho). 

Os dois cursos estão com vagas disponíveis e os interessados podem entrar em contato pelo telefone 4005-2591 para informações sobre conteúdo programático, taxa de inscrição, horários e outros dados complementares.