Seduc promove Formação Continuada para alfabetizadores da rede estadual
O curso objetiva fornecer ao educador as práticas necessárias no auxílio da leitura e da escrita para o desenvolvimento do aluno do ensino fundamental
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Infantil e Fundamental (Ceinf), promove cursos de Formação Continuada para cerca de 700 professores que atuam no ensino fundamental (1° ao 9° ano), da Região Metropolitana de Belém.
As atividades fazem parte do Projeto Alfabetiza Pará 2021, que tem como tema: “Alfabetização e Letramento numa Perspectiva Crítico-Transformadora na Formação do Professor Alfabetizador''. Os cursos são realizados, por meio da plataforma do Centro de Formação de Professores de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor).
O projeto consiste em desenvolver diálogos e processos de alfabetização numa perspectiva discursiva e objetiva, fornecendo ao educador práticas necessárias para auxiliar o aluno no seu desenvolvimento de leitura e escrita. O curso foi dividido em três etapas entre os dias 12 a 27 de maio.
Segundo a coordenadora do Ceinf, Maria Celeste Farias, a formação tem o objetivo de promover a discussão com técnicas e áreas pedagógicas a respeito do processo de ensino e aprendizagem da alfabetização.
“A formação se dará por meio de diálogos com autores que discutem o tema; os que pesquisam na área de uma alfabetização contextualizada; através de críticas que promovem a autonomia dos alunos desde cedo na construção da leitura e da escrita, além do texto discursivo como ferramenta pedagógica”, explicou a coordenadora.
O Alfabetiza Pará, desde 2019, promove a Formação Continuada de professores alfabetizadores, conforme orientações da cartilha da Política Nacional de Alfabetização (PNA) do Ministério da Educação (MEC), que prevê que o aluno seja alfabetizado na idade certa com a diretriz de seis componentes essenciais, como Consciência fonêmica; Instruções fônicas sistemática; vocabulário; fluência em leitura oral; compreensão de texto e produção de escrita.
No segundo semestre, as atividades serão voltadas para os profissionais da educação que atuam nas Unidade Regionais de Ensino (URE), com ações de monitoramento e acompanhamento dos processos de alfabetização nas escolas.
*Com colaboração de Lucas Rocha (Ascom/Seduc).