Detran realiza mais de 71 mil atendimentos após um mês da retomada presencial
O órgão reforça que é necessário agendamento prévio para o atendimento presencial, para evitar aglomerações nas unidades de Belém e do interior. Confira os canais
Mais de 71 mil atendimentos foram realizados após um mês, completos na quarta-feira (12), da retomada dos serviços presenciais nos postos do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) em Belém e no interior, incluindo a agência-sede, Ciretrans, postos de atendimento e Estações Cidadania.
O diretor-Geral do Detran, Marcelo Lima Guedes, explica que esse quantitativo ainda não corresponde ao número de atendimentos realizados pelo órgão em funcionamento normal, de portas abertas, entretanto, a restrição do número de atendimentos e a exigência de agendamento prévio são necessárias para a segurança tanto dos servidores, quanto dos usuários para garantir o cumprimento de todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19.
“Ainda vivemos um período de muita cautela. Além da distribuição de álcool gel em diversos pontos, exigência do uso de máscaras para funcionários e usuários, e distanciamento social na área interna, estamos realizando mutirões de serviços e atendimentos extras de exames práticos para dar vazão às demandas reprimidas que surgiram com o período de suspensão dos atendimentos no período de lockdown”, informa o diretor-geral.
No próximo sábado (15), serão realizados mutirões de exames práticos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Belém e no interior. Durante o teste, observa-se que os vidros precisam ficar baixos (obrigatoriamente), além de que os carros passaram por um processo de plastificação de marcha, volante, freio de mão e banco, que são higienizados a cada troca de candidatos.
Romário Araújo de Souza foi um dos usuários atendidos presencialmente na última terça-feira (11) no Detran e ficou satisfeito com a qualidade do atendimento. “Vim aqui em busca de um serviço que estou precisando, de transferência de documentação do meu veículo, e fui muito bem atendido, com rapidez e eficiência. Precisei fazer o licenciamento, a troca de placa do meu veículo e a transferência de propriedade. Foram 5 minutos que levei para finalizar tudo”, conta.
OUTRAS MEDIDAS
Outra medida importante de segurança é que o usuário que estiver agendado para serviços de habilitação ou sobre veículos, em Belém, pode, além de se dirigir ao balcão de atendimento, optar pelo drive-thru montado na parte externa da sede. O usuário não precisa descer do seu carro para receber o atendimento.
Está sendo implementada a Comunicação de Venda, integrada pelo Detran, em 10 cartórios de notas de Belém e Ananindeua. “Ao vender um carro, é preciso que o vendedor comunique a transferência ao Detran, para se resguardar de multas ou acidentes, por exemplo. Com esse sistema, ao reconhecer a assinatura do Documento Único de Transferência (DUT), no próprio cartório será possível fazer o procedimento de comunicação interligado ao Detran”, explica. O sistema será implementado em mais de 30 municípios paraenses.
AGENDAMENTO
O agendamento prévio deve ser feito pelos canais de comunicação do órgão: o call center, pelo número 154, ou o webchat disponível no site do Detran.
De acordo com o Detran, vários prazos tiveram a suspensão prorrogada por tempo indeterminado, para que não haja qualquer tipo de prejuízo ou penalidade ao usuário que não conseguir o seu agendamento de forma imediata para regularizar a situação:
- A data final para apresentação de defesa prévia e de indicação do condutor infrator, encerrada desde 15 de março de 2021, para as notificações de autuação (NA) já enviadas;
- A data final para apresentação de recurso encerrada desde 15 de março de 2021, para as notificações de penalidade (NP) expedidas;
- A data final para apresentação de recursos em processos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação, encerrada desde 15 de março de 2021;
- O prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas desde 1º de março de 2021;
- O prazo de validade das ACC, Permissão Para Dirigir (PPD) e CNH vencidas desde 1º de março de 2021, para fins de fiscalização;
- O prazo para registro e licenciamento do veículo novo adquirido desde 12 de fevereiro de 2020, e o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 12 de fevereiro de 2020.