Adepará discute sobre produção de açaí em São Domingos do Capim
Reunião alinhou implementação da Guia de Trânsito Vegetal
Representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) reuniram com autoridades do município de São Domingos do Capim, nesta terça-feira (11), em Belém, com vistas ao alinhamento para a implantação da Guia de Trânsito Vegetal (GTV) do açaí no município. Para alcançar o objetivo é necessário efetuar o cadastro de produtores no órgão.
"Direcionamos e orientamos para, cada vez mais, caminharmos juntos no fortalecimento das agroindústrias paraenses. Nosso objetivo é o mesmo: desenvolvimento local e maior geração de emprego e circulação de renda", disse Jamir Macedo, diretor-geral da Adepará.
O cadastro prévio dos produtores permite o mapeamento de áreas e abre possibilidades de melhores políticas para o açaí. Com a emissão da GTV, o fruto possuirá rastreabilidade, com informações desde a origem até ao destino final, além de potencializar a expansão de novos mercados.
O prefeito Elsinho Silva destacou a atenção ao município do nordeste paraense. “Pretendemos trabalhar em parceria para a concretização deste trabalho, pois entendemos que ele trará grandes benefícios para nossos produtores e também para a sociedade, já que somos grandes produtores de açaí e o nosso tem sabor inigualável”, afirmou o prefeito.
Para o vereador de São Domingos do Capim, Raimundo Nascimento, tudo ainda é muito novo para os pequenos produtores. Segundo ele, uma das principais propostas é o fortalecimento da agricultura familiar, que não é só mecanizar, mas incentivar a diversificação da produção. "Junto com o Governo do Estado, vamos dar todo o apoio para podermos avançar, porque é algo pessoal de cada um de nós. Estamos caminhando para isso. O que me chamou a atenção foi o incentivo ao agronegócio artesanal. Acho que é algo que, em outro momento, devemos nos aprofundar nessa pauta", destacou Raimundo Nascimento.
Também presente à reunião, a vereadora Suzely Oliveira garantiu que a Câmara Municipal prestará todo o apoio, juntamente com a prefeitura, para implantar a Guia no município e firmar compromisso com os produtores locais. “Agradecemos pelo trabalho que está sendo levado aos nossos munícipes. Faremos todo o esforço para que, rapidamente, todo esse trabalho seja iniciado”, afirmou a vereadora.
Representando a Adepará, estiveram presentes o diretor-geral, Jamir Macedo; a diretora de Defesa e Inspeção Vegetal, Lucionila Pimentel; o gerente de Defesa vegetal, Rafael Haber; a gerente de Educação Sanitária, Karina Cardoso; e a gerente da Unidade de Guia de Trânsito Vegetal, Joselena Tavares.