Cooperação viabiliza tecnologia de ponta e treinamento avançado para agentes de segurança do Pará
Novos equipamentos de investigação tem capacidade avançada para a extração e transferência de dados
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) assinou, na manhã desta terça-feira (11), um termo de cooperação técnica entre a Polícia Civil (PCPA), o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC) e a empresa americana The Exodus Road (TER). O documento tem como objetivo a implementação de treinamentos voltados aos agentes de segurança pública, bem como a doação de dois equipamentos voltados à investigação de dados.
O encontro foi realizado por meio de uma videoconferência, com a participação de representantes de cada instituição. A parceria firmada entre os órgãos de segurança do Estado e a empresa não governamental vai garantir melhorias na área da tecnologia, com o intuito de ampliar as ações investigativas, a partir do desenvolvimento de programas de treinamentos direcionados aos agentes de segurança pública, bem como, aquisição de dois novos equipamentos de investigação, com capacidade avançada para a extração e transferência de dados.
“Hoje destacamos duas ações que nossa gestão emprega bastante, que é o fortalecimento através de parcerias, mas também o investimento em tecnologia. Através dessa parceria com a instituição americana, conseguimos firmar esse acordo que viabiliza dois equipamentos de ponta, conhecidos nas policias do mundo inteiro e que estarão vindo ao Pará. Serão destinados um para a Polícia Civil, e o outro para o CPC Renato Chaves, pra que possamos utilizar nas nossas investigações", ressaltou o titular da Segup, Ualame Machado.
Segundo o secretário, são equipamentos de extração de dados, de leitura, de aparelhos, de indexação e de dados coletados. "Então, são ferramentas que vão melhorar a nossa investigação, melhorar a nossa produção e em parceria com custo zero pro Estado, mas que terão frutos muito grandes pra sociedade”, afirmou.
Investigações – A Policia Civil e o Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves serão beneficiados, cada um, com um dispositivo israelense de tecnologia avançada que realiza extração, transferência e analise de dados para dispositivos moveis e telefones celulares, e ainda com alcance para drones.