Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CORONAVÍRUS

Idosa tem alta do Regional de Paragominas e vai passar o Dia das Mães junto dos familiares

Erinete de Sousa Oliveira ficou 12 dias internada no Hospital Regional Público do Leste (HRPL)

Por Vera Rojas (HEMOPA)
08/05/2021 17h25

“Ter alta hospitalar e passar o Dia das Mães em casa  é muito gratificante. Estou muito feliz e ansiosa para encontrar os familiares”, disse Erinete de Sousa Oliveira, 59 anos, que esteve internada no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, por 12 dias, e teve alta na sexta-feira, 7.

Idosa comemora alta clínica e Dia das Mães em casaNatural de Paragominas, Erinete foi encaminhada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município para o HRPL para realização de exames e diagnóstico clínico, que apontou a necessidade de cirurgia para retirada da vesícula.

Nesse tempo de convivência com a equipe multiprofissional, Erinete Oliveira fez amigos e deixou saudades. Ao receber alta clínica,  ela não escondia a felicidade de voltar para casa. Na despedida, foi recebida pela filha Adreia Pereira, 32. Ambas agradeceram a assistência recebida.

“Foi tudo ótimo, desde a alimentação, atenção da Enfermagem, equipe médica, todos muito atenciosos, carinhosos. Isso importa muito na vida da gente que está doente, uma palavra de conforto, a alegria. Isso foi muito importante par mim. Que Deus dê muita saúde, paz e continuem essas pessoas maravilhosas. Vou orar muito por todos vocês”, disse a usuária em alta.

Sua filha também deixou sua gratidão à equipe. “Poder acompanhar o atendimento da minha mãe foi muito bom para família e para a recuperação dela também, porque todos ficam com o psicológico abalado com a preocupação da doença, mas foi tudo tranquilo. A nossa companhia foi de suma importância para ela”, ressaltou a filha, que não vê a hora de comemorar o Dia das Mães com os dois irmãos, seis netos e toda família juntos.

Clovis GuseO diretor Assistencial do HRPL, o enfermeiro Clóvis Guse, explicou que mesmo com a pandemia ocupando boa parte dos leitos, o hospital segue realizando algumas cirurgias de urgência, como foi o caso de Erinete. "Além dos bons resultados na assistência aos inúmeros pacientes com a Covid-19 internados, ainda assim nos esforçamos para internar e atender pacientes com outras doenças como os traumas e as neurocirurgias”, disse.

Estrutura hospitalar – O HRPL presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 23 municípios paraenses. Atualmente, a unidade está com a sua equipe multiprofissional atuando também no enfrentamento ao coronavírus.

Hoje o hospital disponibiliza 44 leitos para o tratamento dos pacientes com Covid-19, sendo 32 leitos clínicos e 12 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os leitos são ocupados conforme referenciamento à Unidade, feito pela Central Estadual de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Em virtude da ampliação de leitos, as cirurgias eletivas realizadas pelo HRPL foram temporariamente suspensas e as consultas ambulatoriais foram reduzidas em 50%, sendo mantidos os serviços para os usuários que necessitam de tratamento contínuo, assim como os atendimentos de urgência e emergência, para que a população dos 23 municípios da região de abrangência HRPL não seja prejudicada.

Serviço - O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) está localizado na rua Adelaide Bernardes, s/n, no Bairro: Nova Conquista, em Paragominas.