Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIDA ATIVA

Grêmio Recreativo recebe o Baile Carnavalesco da 3ª Idade

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/02/2017 00h00

A sede campestre do Grêmio Literário Português vai receber nesta quarta-feira (22), das 16h às 22 horas, a 17ª edição do Baile Carnavalesco da 3ª Idade, promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Uma das grandes atrações será o concurso Rainhas das Rainhas da 3ª Idade. Este ano, 13 candidatas irão disputar o título e serão avaliadas pelas fantasias, animação e desenvoltura. A tradicional festividade é realizada anualmente, reunindo participantes do Programa Vida Ativa na Terceira Idade, da Seel, além de diversos grupos e entidades que assistem idosos do Pará. Este ano, 39 grupos e entidades de idosos participarão do evento.

A partir deste ano, a programação do baile passa a incluir uma ação social, para arrecadação de doações para entidades que cuidam de idosos carentes. As colaborações poderão ser entregues no dia do baile e serão recebidas por representantes das instituições beneficiadas. Serão aceitas doações de lençol com elástico, artigos de higiene pessoal e alimentos não perecíveis. O material arrecadado será distribuído para os abrigos João de Deus e São Vicente de Paula. A arrecadação foi denominada 1ª Ação Voluntária do Baile Carnavalesco e é promovida pela Seel em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

O Abrigo João de Deus funciona na travessa Joaquim Távora, no bairro da Cidade Velha, em Belém, e é uma instituição católica que oferece ajuda para moradores de rua. É dirigido por freiras e composto por diretoria voluntária e sócios contribuintes. Já o Abrigo São Vicente de Paula é uma entidade filantrópica que abriga 28 idosas, de 69 a 99 anos, e foi fundado há 80 anos pela Associação das Senhoras de Caridade. A conselheira do Cedip, Onéa Dourado, falou sobre a “1ª Ação Voluntária do Baile Carnavalesco" e sobre os abrigos que serão atendidos. “Nós, do Conselho, recebemos com muita alegria essa iniciativa da Seel. Estamos unindo o útil ao agradável. De um lado o baile já tradicional e festivo, que proporciona lazer e entretenimento para vários idosos, e de outro o cunho voluntário e solidário. Todos nós estaremos pensando naqueles que estão enfermos ou em alguma situação de risco. De certa forma, estaremos também prestando uma homenagem a essas pessoas por tudo o que já contribuíram. O Conselho agradece pela iniciaitiva, e que outros possam se espelhar nela porque é muito gratificante para nós, enquanto guardiões do direito da pessoa idosa, poder proporcionar mais essa ajuda a eles.”

O concurso Rainha das Rainhas da 3ª Terceira Idade conta com 13 candidatas inscritas. A mais idosa e uma das mais animadas é Maria Silvia de Oliveira, de 84 anos, que faz parte da Associação da 3ª Idade do Curió. Ela vai exibir a fantasia “Pinduca, sempre Pinduca” e explica o motivo, “Pinduca mantém a tradição do carimbó em nosso estado e com suas músicas ajuda a manter viva essa cultura. É uma dança alegre e animada, com vestes floridas e tradicionais, que mostra bem o gingado que só o paraense tem”, declara.

As demais candidatas são Maria de Jesus Rosário de Araújo, de 71 anos, do Grupo de Idosos do Barreiro, que desfilará com a fantasia "Madame Sassaricando"; Belmira Monteiro Cardoso, de 63 anos, do grupo Vida Nova, de Icoaraci, com a fantasia "Dança do Carimbó"; Eliete Cunha de Oliveira, 63, da Funpapa (CRAS Benguí), com a fantasia "Carmen Miranda - Uma Pequena Notável"; Maria Amélia Campos Canelas, 62, do Grupo de Saúde da Pessoa Idosa (UMS Providência), com a fantasia "Tinker Bell, um delírio da Disney"; Iraci Silva, 64, do Sesi Ananindeua, com a fantasia "A Cartomante"; Maria das Dores da Silva Santiago, 63, do CRAS Outeiro, com a fantasia "Um Pierrô Apaixonado"; Gertrude Pereira Viana, 72, do Centro de Convivência da Terceira Idade Zoé Gueiros, com a fantasia "Salve, Salve Maria Bonita"; Pedrolina da Cruz Lima, 73, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Barcarena, com a fantasia "Negra Nativa"; Maria Tereza Malcher Nascimento, 61, do Grupo Cultural da Melhor Idade Estrela do Mar, com a fantasia "Brasileiríssima"; Laurença Alves da Silva, 61, da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Marituba, com a fantasia "Cigana Esmeralda lendo a sua sorte e dançando no carnaval"; Oscarina Azevedo Vasconcelos, 83, da Unidade Municipal de Saúde (UMS) de Icoaraci, com a fantasia "Diva do Pará"; Madalena Francisca Furtado, 68, do Lions Clube de Icoaraci, com a fantasia "Odalisca" e Maria José Pacheco Cancio, 64, do Centro de Convivência Zoé Gueiros, com a fantasia "Realeza Negra".

O Baile vai contar com a participação das seguintes entidades e grupos da 3ª idade: Programa Vida Ativa na 3ª Idade da Seel (polos Tuna, Asalp, EOP, Triunfo, Abelardo Santos e Uepa), Sesi Ananindeua, Programa Viva Mais (Hospital Abelardo Santos), Centro de Convivência Fortaleza (Ceconfor), Prefeitura de Marituba (Secretaria de Assistência Social, CRAS Marituba, Grupo Renascer), Centro de Convivência Zoé Gueiros, Associação do Clube da Melhor Idade (ACMI-Icoaraci), Grupo da Melhor Idade Amigos do Coração (GMIAC-Santa Isabel do Pará), Associação 3ª Idade Curió (Astic), Grupo Nova Vida (Igreja de N. S. de Loreto), Centro Social Santo Agostinho, Associação dos Grupos de Idosos da Vila da Barca, Grupo Saúde, Fé e Esperança do Barreiro, Programa Saúde do Idoso (Sesma), Grupo Cultural da Melhor Idade Estrela do Mar Catalina, CRAS Catalina, Unidade Municipal de Saúde (UMS) Maguari, Lions Clube (Icoaraci), Grupo Nova Vida (Icoaraci), , Grupo Armei (Amigos Renascendo com a Melhor Idade), Associação Brasileira de Alzeheimeir (Abraz), Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), Conselho Municipal do Idoso, Grupo de Idosos Rainha da Paz (Girp), Associação das Mulheres do Conjunto Satélite (Amsat), CRAS Colares, Cras Bengui Funpapa, Cras Bengui Outeiro, Grupo Renascer São Brás, Grupo Filha de Fátima, Programa Ativa Idade (Pátio Belém), Projeto Caminhos da Melhor Idade, Associação Vida Nova, UMS Icoaraci (Grupo de Idosos), UMS Providência (Grupo Saúde da Pessoa Idosa), CRAS Barcarena, CRAS Jaderlândia, UMS Terra Firme e Conselho Municipal do Idoso.