Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Segup recebe smartphones doados pela Receita Federal para empregar em ações policiais

Por Aline Saavedra (SECOM)
06/05/2021 15h02

Uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e a Receita Federal possibilitou a doação, feita pelo órgão da união, de 250 smatphones à Segup. Os aparelhos serão utilizados, especialmente, em alguns projetos que estão sendo desenvolvidos para a segurança pública, a exemplo do aplicativo "Anjos", que é voltado para o atendimento a mulheres vítimas de violência em um aplicativo que está em desenvolvimento para atendimento no Centro Integrado de Operações (CIOp), mas também para todas as forças de segurança pública. A entrega ocorreu nesta quinta-feira (6), no prédio da alfandega da Receita Federal, em Belém. 

Os aparelhos Xaiomi Redmi Note 8, entraram irregularmente no território nacional e foram apreendidos pela Polícia Civil no município de Bragança, localizado no nordeste paraense. A carga totaliza o valor aproximado de R$32.500. 

“É importantíssima a parceria que nós temos entre todos os órgãos de segurança, mas também com a Receita Federal, que tem sido uma parceira fundamental para nós, especialmente na doação de equipamentos importantes para segurança pública. Isso só fortalece a integração e cada vez mais melhora a segurança pública. Os smatphones devem ser utilizados como aparelhos funcionais, para que possa ter uma comunicação interna nos órgãos e na comunicação com a população”, explicou o secretário de segurança pública do Pará, Ualame Machado.

De acordo com o auditor fiscal da Receita que ocupa a função de delegado da Alfândega de Belém, Antônio Marcos Lima, existem diferentes possibilidades de utilização de produtos apreendidos por irregularidades. “Essa é uma iniciativa rotineira entre a Receita Federal e as instituições públicas que estão sempre em contato, atuando junto e de forma articulada. Após ser entregue à Alfândega, nós fizemos todos os trâmites para fazer com que essa mercadoria se tornasse legal. A partir daí, nós vendemos no leilão ou a gente entrega a órgãos públicos para que eles possam ser usados na função deles. Nós fazemos todo o possível para entregar ao estado Brasileiro a as forças de segurança”, frisou.

A tecnologia está sempre muito presente nas ações de segurança pública em todo o estado. Há um pouco mais de um ano, o Pará foi a primeira unidade da federação a disponibilizar à sociedade um canal de denúncias no whatsapp que garante o sigilo e o anonimato. 

Por meio da IARA (Inteligência Artificial Rápida e Anônima) denúncias podem ser feitas pelo whatsapp 91 98115-9181 ou chatbot e formulário presentes no site da Segup. A ligação convencional e gratuita por meio de 181 ainda pode ser feita.