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Hospital Jean Bitar é reconhecido nacionalmente com certificado ONA pela segurança do paciente

A conquista é atribuída às organizações de Saúde que cumprem e superam, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança em estrutura e assistência

Por Governo do Pará (SECOM)
05/05/2021 12h44

Equipe do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, comemora a conquista de certificação nacional pelos ótimos serviços prestados O cuidado com a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população garantiu ao Hospital Jean Bitar (HJB), na capital paraense, a conquista de Acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento é conferido às organizações de saúde que cumprem e superam, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela certificadora, que avalia todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

Entre as áreas submetidas à avaliação final, estão a Gestão Organizacional, onde são incluídas a liderança Organizacional, gestão da Qualidade e Segurança; gestão Administrativa e Financeira, gestão de Pessoas; gestão de Suprimentos e Logística; gestão de Informação e Comunicação; gestão de Acesso ao Cuidado; gestão de Segurança Patrimonial, Infraestrutura e Logística. 

No primeiro momento da avaliação, participaram as diretorias Técnica, Administrativa e Financeira e Executiva, também a gerência Assistencial. Já no segundo, foram avaliados os setores relacionados ao diagnóstico e terapêutica, por meio da participação dos coordenadores da média gerência, ligados aos setores de análises clínicas, anatomia patológica e citopatologia, métodos diagnósticos e terapêuticos especializadas, diagnóstico por imagem, métodos endoscópicos e videoscópicos.

Aberto 24 horas, Jean Bitar fica no bairro do Umarizal, em Belém Em seguida, a avaliação foi direcionada à atenção ao paciente e envolveu os responsáveis pelos setores Ambulatoriais e de Internação, tais como médicos e enfermeiros da média gerência. Na oportunidade, foram abordados assuntos como, internação, atendimento ambulatorial, atendimento cirúrgico, cuidados intensivos, assistência hemoterápica, nefrológica e dialítica, assistência farmacêutica e nutricional. O último eixo focal avaliado foi a gestão de Apoio, e envolveu os líderes e gestores dos setores da gestão de Equipamentos e Tecnologia Médico-Hospitalar, prevenção e controle de infecção, biossegurança, higienização, processamento de materiais e esterilização e processamento de roupas.

Segundo a gerente Assistencial, enfermeira Alexandra Santos, o processo de Acreditação foi iniciado com a implantação do Núcleo de Segurança, com a implementação de protocolos Clínicos e de Segurança do Paciente, e principalmente, com o envolvimento de toda a equipe. Esse envolvimento, conforme informou a gerente, foi o que contribuiu  à conquista da certificação pelo HJB.

“Os profissionais se dedicaram, às lideranças e demais colaboradores buscaram o aperfeiçoamento de seus conhecimentos para o melhor desempenho de suas funções, visando implementar as rotinas adequadas ao dia a dia no âmbito hospitalar. A equipe do hospital é engajada e vai atrás dos objetivos de forma conjunta, com todos alinhados no mesmo ritmo, buscando um ajudar o outro, diante das dificuldades que iam surgindo. Outra característica forte é a dedicação de cada um, conforme a sua área de atuação. Tenho muita satisfação pelo amadurecimento que todos tivemos nesse período. Saber que todos estamos adequados ao que é preconizado pela ONA, me enche de alegria e orgulho pela minha equipe”, destacou a gerente.

Paciente agradece a assistência recebida no Jean Bitar, que recuperou próximo de 100 pessoas acometidas pela Covid-19, em 35 dias “É importante valorizar todo o esforço realizado pela equipe do Hospital Jean Bitar pela conquista da acreditação. A Sespa preza pelo cuidado com a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população”, comenta o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

Atuação na pandemia - O Hospital Jean Bitar enfrentou um grande desafio em março deste ano, quando a Unidade agregou ao seu perfil assistencial o atendimento a pacientes com a Covid-19. Durante cerca de 35 dias, aproximadamente 100 pessoas recuperaram a saúde e retornaram às suas famílias, graças ao esforço de toda a equipe multiprofissional e de todos os demais colaboradores.

"Eu não esperava ter um atendimento 100% de qualidade como este em um hospital do SUS. Eu fiquei impressionado com a assistência, atenção e carinho de todos os funcionários deste hospital. Sai com a vida salva e 100% satisfeito", afirma Silvério Fernandes, internado com Covid-19.

A equipe assistencial foi mobilizada e treinada para a adequação do atendimento aos pacientes com Covid-19, seguindo todas as normas e protocolos exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A atuação de toda a equipe no enfrentamento da doença, também foi um dos fatores avaliados durante o processo de acreditação para a obtenção da certificação de qualidade ONA 1.

De acordo com o diretor Executivo, Giovani Merenda, a conquista  trouxe um misto de satisfação e sentimento de dever cumprido, além de orgulho de toda a equipe de colaboradores da unidade, por estarem engajados e  dedicados ao máximo para o êxito da missão. 

“É com muita satisfação e sentimento de dever cumprido que hoje parabenizamos a toda a equipe, a todo o time envolvido nos processos diários na melhoria dos nossos serviços em prol de um atendimento humano, seguro, e principalmente, de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde do estado do Pará. Foram alguns anos de implantação e de contínuos estudos para chegarmos ao resultado tão esperado. Este sempre foi o nosso foco. Esta é a nossa missão. Agradecemos a todos imensamente, pois foi por meio do trabalho de todos que conseguimos esta conquista, e nos orgulhamos muito em chamá-los de Equipe Jean Bitar. Obrigado a todos. Vamos em frente, a missão continua”, destacou o diretor Giovani Merenda.