II Curso de Policiamento Turístico capacita 36 policiais
Os 36 policiais militares participantes do 2º Curso de Policiamento Turístico receberam, na manhã desta quarta-feira (22), no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA), os certificados pela conclusão da qualificação que totalizou 215 horas aula. Realizado entre os dias 16 de janeiro e 17 de fevereiro, o curso englobou 13 disciplinas com o objetivo de qualificar o efetivo para melhor atender os turistas que vem ao Pará.
Nesta segunda edição da formação, participaram 20 policiais militares da Região Metropolitana de Belém e 13 de municípios do interior, além de outros três policiais militares do Batalhão de Polícia Turística (BPTUR) do Distrito Federal (PM-DF). A capacitação e certificação é realizada pela PM, por meio da Companhia de Policiamento Turístico (Ciptur), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), através do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur) da Diretoria de Políticas em Turismo da secretaria.
“O mais relevante foi conhecimento técnico vasto que foi abordado em todas as instruções. Tivemos uma carga de informação muito grande. E todo esse conhecimento será levado para Brasília, para que a gente possa ter o nosso curso também de Policiamento Turístico. O bom dessa cooperação entre as PMs do Brasil é esse intercâmbio de informações. Adoramos o curso aqui no Pará, o estado é fantástico e as portas estão abertas em Brasília”, declarou a soldado PM Jussiara Lopes, da corporação da capital federal.
A programação do curso englobou disciplinas como Primeira Intervenção em Crises, Direitos Humanos Aplicados a Atividade de Policiamento Turístico, Relações Humanas e Interpessoais, Defesa Pessoal, Prevenção e Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, Técnicas de Abordagem, Medidas de Autoproteção Policial Militar, Língua Inglesa, Legislação Aplicada ao Turismo, Fundamentos do Turismo, Abordagem Histórica dos Pontos Turísticos de Belém, Patrimônio Histórico, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Primeiros Socorros, Tiro Defensivo e ainda o estágio supervisionado na Operação Transatlântico Prinsedam.
De acordo com o major Ricardo Polaro, comandante da Ciptur, cerca de 80% da tropa que serve a companhia já foi qualificada. Até 2018, a meta é que 100% do efetivo da Companhia tenha concluído o Curso de Policiamento Turístico. “Entendemos que só com a educação e o treinamento nós podemos chegar perto da perfeição. Os policiais que formaram hoje estão mais aptos a atender tanto a sociedade paraense quanto aqueles turistas que nos visitam, tanto brasileiros como estrangeiros. Esperamos que o curso progrida e possa ser ofertado para outras unidades que têm polos turísticos do Pará. É fundamental a segurança para que o turista possa ficar à vontade e desfrutar as nossas maravilhas”, afirma o major.
Atualmente, a Ciptur possui um efetivo de 90 policiais militares, que atuam 24 horas por dia nos principais pontos turísticos de Belém, com rondas em viaturas e motos. Existem postos de policiamento no Aeroporto Internacional de Belém, Terminal Hidroviário e Estação das Docas, além de apoio aos eventos turísticos promovidos pela Setur, como por exemplo, a temporada de transatlânticos.
Para a diretora de Políticas em Turismo da Setur, Fátima Gonçalves, a capacitação é fundamental. “É uma capacitação que demonstra zelo com a segurança pública, uma segurança inteligente, treinada. E esse trabalho não é voltado somente aos turistas em si, mas também tem como primeira beneficiada a população”, pontua.
A qualificação contou ainda com as parcerias do IFPA, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Museu Emílio Goeldi e do Sistema Integrado de Museus.