Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E PATRIMÔNIO LITERÁRIO

Live promovida pela Imprensa Oficial do Estado e Uepa lança obras de produção científica

Com selo da editora Dalcídio Jurandir, da Ioepa, os livros são de autoria de grupos de pesquisa de cursos vinculados ao Centro de Ciências Sociais e de Educação da Uepa

Por Governo do Pará (SECOM)
29/04/2021 12h55

Live transmitida pelos perfis do Facebook da Imprensa Oficial do Estado e da Uepa fez o lançamento conjunto de seis títulos científicos Representantes da Imprensa Oficial do Estado e da Universidade do Estado do Pará reuniram-se na noite desta quarta-feira, 28, em uma live que lançou as primeiras obras de produção científica que resultam da parceria entre as duas instituições, consolidada em um edital lançado em 2019. Por conta da pandemia, as produções sofreram alteração no cronograma e foram apresentadas pelos autores nas páginas da rede social Facebook das duas instituições na web.

Foram lançados seis títulos de produção científica de grupos de pesquisa do interior e da capital do estado de cursos vinculados ao Centro de Ciências Sociais e de Educação da Universidade do Estado do Pará (CCSE/Uepa).

As obras publicadas pela editora Dalcídio Jurandir são: Indicações Geográficas do Queijo do Marajó; Gênero Corpos e Sexualidade; Amazônia História Cultura e Identidade; Amazônia Desenvolvimento Sustentabilidade Gestão e Secretariado; Meninos Vestem Azul e Meninas Vestem Rosa, Construção de Identidades e Juventude e Educação no Pará.

“É o momento de celebração da comunidade acadêmica pela experiência pioneira dessa parceria que a Ioepa está promovendo com o lançamento de obras de grupos de pesquisa que estavam há anos esquecidos”, comentou Lana Macedo, uma das organizadoras do livro “Meninos vestem azul e meninas vestem rosa”, uma coletânea do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gêneros, Feminismos e Sexualidades.

O professor Alexandre Gaia falou do orgulho de participar, desde 2015, do grupo que entregou a proposta de publicação da obra “Amazônia, Desenvolvimento, Sustentabilidade, Gestão e Secretariado”, pouco antes do edital expirar. “Espero que seja o primeiro lançamento de muitos para dar publicidade a diversos trabalhos de pesquisa”.

O coordenador da editora Dalcído Jurandir, Moisés Alves, lembrou que todos os pesquisadores podem se considerar vitoriosos ao lançar estas obras no Dia Mundial da Educação. “Acho que nos dias atuais onde o obscurantismo encontra espaço, onde existe uma negação da ciência, se dedicar à produção científica e à pesquisa, principalmente, em uma universidade pública, é considerado um ato revolucionário”, comentou ele.

O presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera, recordou que, historicamente, as duas instituições têm uma relação muito forte, pois o prédio da universidade já foi uma das sedes da Imprensa Oficial. “É uma satisfação encerrar a primeira fase de uma parceria firmada em 2019, mas que deve permanecer por acreditarmos que a pesquisa e o trabalho científico precisam ser cada vez mais valorizados”.

Disse ainda que a atual gestão reforçou e organizou uma atividade que a Imprensa Oficial já fazia ao longo dos 131 anos de existência - a publicação de livros, a partir da construção de uma política editorial de governo, com a formalização da editora pública Dalcídio Jurandir, sendo possível firmar parcerias como esta. 

O professor João Paulo Passos disse que este momento foi sonhado por todos do CCSE e que a parceria, iniciada pelo professor Rodrigo Moraes, já está no segundo edital, faltando apenas a homologação dos inscritos. Ele agradeceu ao trabalho dos pesquisadores e da Ioepa e disse que segundo lista atualizada do CNPQ há pelo menos 152 grupos de professores e pesquisadores da Uepa.

"Aproximadamente 50% desses grupos de pesquisas têm a liderança ou vice-liderança de um professor do CCSE, ou seja, aproximadamente metade pôde concorrer aos dois editais dessa parceria de publicação de livros com a Ioepa e isso é muito bom para nós", frisou.

Também participaram da live os professores Jairo Silva, Venize Ramos Rodrigues, Lucélia Bassalo e Kátia Melo.

Neste primeiro momento o público terá acesso somente ao formato e-book dos livros, já que as obras impressas serão entregues pela editora Dalcídio Jurandir apenas em junho. Os links dos e-books serão liberados em cada live que a Uepa fará com os organizadores, no mês de maio, na página do Facebook da instituição. 

Agende-se:

Dia 06/05, às 19h: livro "Amazônia: histórias, culturas e identidades", com Jairo Silva, Telmo Araújo e Tony Costa

Dia 12/05, às 19h: livro "Juventude e Educação no Pará: Projetos de Vida", Trajetórias e Gênero, com Lucélia Bassalo e Célia Ribeiro da Silva

Dia 13/05, às 19h: livro "Meninos Vestem Azul e Meninas Vestem Rosa? Construção de Identidades na Amazônia", com Lana Silva e Izabel Oliveira

Dia 19/05, às 19h: livro "Amazônia: Desenvolvimento, Sustentabilidade, Gestão e Secretariado", com Alexandre Gaia, Marcelo Correia e Roberto Fialho

Dia 20/05, às 19h: livro "Gênero, Corpos e Sexualidade em Contextos Contemporâneos", com Ana Lídia Nauar, Thiago Silva e Rosângela Quintela

Dia 26/05, às 19h: livro "Indicação Geográfica de Procedência do Queijo Artesanal do Marajó/Pa: Assimetria do Poder e (Des) Envolvimento Territorial", com Benedito Cruz

*Por Julie Rocha (Ascom / IOEPA).