Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Adepará fiscaliza revendas agropecuárias

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
28/04/2021 15h56

Uma grande ação de fiscalização de revendas agropecuárias que comercializam produtos farmacêuticos e biológicos de uso veterinário foi realizada, no município de Abaetetuba, na tarde de ontem, por técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Pará – Adepará.

Na ocasião, foram fiscalizadas duas Revendas Agropecuárias que estavam atuando de forma irregular. Entre as irregularidades foram encontradas ausência de registro na Adepará, venda fracionada, medicamento vencido, sem registro e adulterado  

Durante a ação foram apreendidos mais 500 caixas de medicamentos. As revendas foram autuadas, no valor de 668 UPF-PA, os produtos foram apreendidos e serão incinerados, após lavrado os Termos de Apreensão e inutilização.  

Após o prazo para adequação instituído pelo Serviço Oficial, será realizada nova ação de fiscalização para comprovação das adequações, conforme determinado pela Legislação Vigente (Decreto 50/53/2004, Lei Estadual 6712/2005 e Decreto 2118/2006) e orientado pelos Fiscais da Adepará.

“Esse tipo de ação de fiscalização é muito importante porque são nessas revendas que constatamos a eficiência dos produtos aplicados nos animais, tanto com relação às vacinas, como quanto aos produtos de uso veterinário. Dessa forma, a manutenção dos programas sanitários como raiva, brucelose e febre aftosa também é realizada do controle da qualidade desses produtos. As fiscalizações são periódicas e rotineiras para coibir ações irregulares. A fiscalização nas revendas é a etapa final desse nosso trabalho”, avalia Márcia Penna, gerente em exercício de Controle e Revendas.

A ação foi realizada pelos Fiscais Estaduais Agropecuários-FEA Adriano Villar e Herika Bittencourt (Gerência de Controle de Revendas de Produtos Agropecuários – GCORE), e a Fiscal Estadual Agropecuário-AFA, Raquelen de Araújo  (Ulsa de Abaetetuba /Gerência Regional de Abaetetuba).