Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Sinfônica do Theatro da Paz apresenta concerto de Carnaval

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/02/2017 00h00

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta nesta quinta-feira (23), às 20h, o concerto "Carnaval Sinfônico", com participação da cantora Nanna Reis, na centenária casa de espetáculos, em Belém. No programa, músicas de compositores europeus como “Carnaval Romano” (Hector Berlioz), “Abertura Carnaval” (Antonin Dvorak), “O Boi no telhado” (Darius Milhaud), e também brasileiros, como “Folia” e “Casa da viúva Costa” (Waldemar Henrique) e “Sinfonietta – Carnevale” (Ernani Aguiar). A entrada é franca, com distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h do dia do evento. O concerto é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

O Maestro Miguel Campos Neto ressalta que é muito importante a realização de concertos que possam mostrar a versatilidade de uma orquestra, com apresentação de repertórios ecléticos que incluam desde sinfonias eruditas a trilhas de filmes e músicas populares, e que também permitam a execução de diferentes arranjos e formação de parcerias com artistas que não compõem o corpo da orquestra, a fim de dinamizar as atividades do grupo. Este concerto já foi apresentado em 2015 e será repetido para homenagear a tradição da cultura popular do país.

“Tocaremos obras eruditas que os compositores escreveram tomando por base o Carnaval, tanto o daqui quanto o europeu. Teremos no programa compositores europeus que escreveram peças sobre um carnaval muito diferente do que temos em mente, e também obras de compositores brasileiros, como Ernani Aguiar e Waldemar Henrique, estas, sim, baseadas na tradicional folia brasileira. A obra de Darius Milhaud, francês que morou no Brasil, por exemplo, fala sobre a mistura dessas duas manifestações”, comenta Miguel Campos Neto.

Nanna Reis vai interpretar as canções de “Waldeco”, como ela chama o maestro que também comemora aniversário este mês e será homenageado no espetáculo. Ela é cantora de música popular, mas tem formação erudita, e por isso o concerto será mais descontraído. Esta não é a primeira vez que Nanna se apresenta junto à OSTP. Em 2015, também cantou como solista no concerto de Carnaval da casa e, em 2014, cantou ao lado da Amazônia Jazz Band.

“É um presente, uma experiência muito legal que ajuda a desenvolver minha personalidade vocal, meu timbre para músicas desconhecidas ou que não costumo cantar sempre. E por isso mesmo também é uma responsabilidade maior, porque são composições especiais. É preciso estudar partitura, arranjo. Por outro lado, o repertório não terá a sobriedade de um concerto tradicional, afinal o carnaval reflete um clima mais divertido”, comenta Nanna Reis.

Programa:
Hector Berlioz (1803 – 1869)
“Carnaval Romano”

Antonin Dvorak (1841 – 1904)
“Abertura Carnaval”

Darius Milhaud (1892 – 1974)
“O boi no telhado – Le Boeuf surle Toit”

Waldemar Henrique (1905 – 1995)
“Folia”

Arranjo: Agostinho Fonseca Júnior
Solista: Nanna Reis

Ernani Aguiar (1950)
“Sinfonietta Seconda – Carnevale”

I – Samba
II – Frevo
III – Marcha Rancho
IV – Escola de Samba

Serviço: Concerto Carnaval Sinfônico, com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). Nesta quinta-feira (23), às 20h, com entrada franca. Retirada dos ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h do dia 23. Informações: 3223-3130

Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz

Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), que em 2016 completou 20 anos, foi criada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Desde janeiro de 2011 é conduzida pelo maestro Miguel Campos Neto, mas já teve como titulares os maestros Andi Pereira, Barry Ford, Mateus Araújo e Enaldo Oliveira, e como convidados os maestros Patrick Shelley, Roberto Duarte, João Carlos Martins, Luís Fernando Malheiro, Silvio Viegas, Abel Rocha, Flávio Florence, Carlos Moreno, Gian Luigi Zampieri, Jamil Maluf, Emiliano Patarra, Alessandro Sangiorgi, Laércio Diniz, Marcelo de Jesus, Edilson Ventureli e Linus Lerner, entre outros.

À frente da OSTP já atuaram como solistas artistas de renome internacional, como Arnaldo Cohen, Arthur Moreira Lima, Miguel Proença, Antonio Del Claro, Emmanuele Baldini, Juliana D’Agostini, Eliane Coelho, Rosana Lamosa, Ryu Goto, Ji Young Lim e Luís Rossi, dentre outros, assim como os paraenses Adriane Queiroz, Carmen Monarcha e Atalla Ayan, além de outros grandes nomes da música paraense de várias gerações.

A OSTP tem dois CDs gravados ao vivo - “Arthur Moreira Lima interpreta Waldemar Henrique” (1999) e “Centenário Wilson Fonseca” (2012), além de dois DVDs também ao vivo, um gravado em 2008, e o mais recente, com a cantora Carmen Monarcha, de 2015. Atualmente, a Orquestra Sinfônica mantém uma temporada de apresentações mensais no Theatro da Paz, com um programa de concertos didáticos, um projeto de interiorização, concertos ao ar livre, uma série de câmara, além de atuar no Festival de Ópera do Theatro da Paz.

Em 2012, a OSTP se destacou na imprensa nacional, recebendo elogios da crítica especializada pela execução da ópera “Salomé”, de Richard Strauss. Desde então, a crítica brasileira vem reconhecendo a trajetória ascendente da orquestra, com reiterados elogios por sua atuação nas óperas “Il Trovatore” e “Otello”, de Giuseppe Verdi, regidas por Silvio Viegas; “Navio Fantasma”, de Richard Wagner; “Mefistofele”, de Arrigo Boito; “Pescadores de Pérolas”, de Georges Bizet, e “Turandot”, de Giacomo Puccini, sob a direção do maestro titular, Miguel Campos Neto.

Em novembro deste ano, a OSTP se apresentou no Teatro Amazonas, de Manaus, com grande sucesso de público, dentro da programação do Festival Música na Estrada.

(Colaboração: Dominik Giusti)