Governador abre Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar
O Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (Iesp) promoveu nesta quinta-feira (23), no auditório do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), a aula inaugural do Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar, ministrada pelo governador Simão Jatene. Acompanharam a programação o secretário de Segurança Pública, Jeannot Jansen; o diretor do Iesp, tenente coronel PM Alisson Gomes Monteiro, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberto Campos, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Zanelli Antônio, além de representantes da Marinha do Brasil.
O curso é dividido em três partes: especialização em gestão estratégica em defesa social; curso de aperfeiçoamento de oficiais e especialização em defesa social e cidadania. De acordo com o Iesp, este tipo de preparo tem como finalidade desenvolver e multiplicar o conhecimento especializado na área da segurança pública.
Desde 2014 o Iesp possui autonomia para certificar seus cursos sem a necessidade de convênios com outras instituições, o que representa um grande avanço na autonomia didática e pedagógica. “Isso é um grande passo, pois a autonomia didática e pedagógica que conquistamos permite que nós possamos escolher os nossos próprios caminhos. E, se por um lado garante a nossa liberdade, também aumenta a nossa responsabilidade. Nós temos a missão estratégica de profissionalizar cada vez mais os nossos quadros. Acreditamos firmemente que o Iesp pode ser capaz de ser um centro gerador de informações e conhecimento, para subsidiar políticas públicas na área de segurança”, destacou o tenente coronel Alisson Gomes, diretor do Iesp.
Durante a aula inaugural, o governador Simão Jatene destacou a boa relação do governo com a Marinha do Brasil, que cedeu espaço para a realização do evento, e falou sobre os desafios que policiais e bombeiros militares encontrarão como futuros gestores de segurança pública. A necessidade de profissionalizar, atualizar e preparar os agentes de segurança para as novas demandas da sociedade também foi ressaltada na palestra, que trouxe diversas informações sobre o cenário econômico atual do Brasil.
“O grande desafio do Iesp é ser um centro de formação, pesquisa, qualidade, produção e reprodução de conhecimento. E atender bem a população é o desafio de quem opta pelo o serviço público. Aqui nós temos futuros gestores, futuros comandantes e até secretários de Segurança. Cabe a vocês também estarem preparados para os desafios de uma gestão responsável que consiga equilibrar as necessidades da população e também e do poder público”, explicou o governador.
A ideia também foi reforçada pelo comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Zanelli Antônio, que vê os cursos como uma maneira de incentivar o crescimento profissional dos militares. “Os cursos básicos para a formação de oficial, o curso específico para capitães e o curso superior para bombeiros militares são requisitos básicos para promoção e direcionam estes oficiais a buscarem o seu crescimento profissional. É também uma maneira de prepará-los para, quem sabe um dia, assumir, funções mais importantes como direção, gestão e comando”, argumentou.