Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Campanha do Hemopa registra quase duas mil coletas de sangue

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/02/2017 00h00

A campanha “No carnaval use fantasia de salva vidas. Doe sangue” terminou no sábado (25) com um significativo saldo de 2.635 voluntários e 1.954 doações de sangue. Com a solidariedade foi possível armazenar sangue para cerca de 7.900 pacientes que precisam de transfusão para sobreviver ou para atendimento da demanda do carnaval.

A mobilização em Belém ganhou força com as 52 parcerias de instituições públicas e privadas. “Estamos muito satisfeitos com os resultados da campanha na capital e interior do estado onde temos unidades de coleta de sangue”, comentou a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, que agradeceu cada voluntário e instituições que participaram da campanha.

É o caso da engenheira de Segurança no Trabalho Nhandejara Aguiar, 40, que doou sangue pela primeira vez. “Sempre tive medo de doar, mas fiz uma campanha na escola junto com os alunos de segurança do trabalho e abraçamos a campanha do carnaval”, frisou.

Cerca de 30 alunos da Faculdade Paraense de Ensino (Fapen) também aderiram à campanha. Eles estiveram na sede do hemocentro conduzidos pela professora Silvia de Paula Pereira. “Nosso incentivo é que esse trote seja sempre solidário. A parceria com o Hemopa é muito importante”, destacou a docente.

De acordo com Juciara Farias, a campanha nos municípios de Marabá, Castanhal, Santarém, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema, foi muito produtiva. Ela revelou dados preliminares de algumas unidades: Hemonúcleos de Altamira com 57 voluntários; Capanema com 150 doações; Hemocentros Regionais de Castanhal com 250 coletas e de Santarém com 212 comparecimentos.

Podem doar sangue pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, assinado e com foto, além de estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, bairro de Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.