Belém terá 3ª cerimônia coletiva de casamento civil homoafetiva
Vinte e oito casais vão participar da 3ª Cerimônia Coletiva de Casamento Civil Homoafetiva, promovida pelo Grupo Olívia, em parceria com o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), e que será realizada na tarde desta quinta-feira, 30, às 17h, na Fundação Cultural do Pará, em Belém. Ao todo, a cerimônia vai unir quatro casais gays e 24 lésbicos.
De acordo com Gleyson Oliveira, presidente do Grupo Oliveira, a cerimônia simboliza a garantia de direitos para a população LGBT. “A importância do casamento simboliza, acima de tudo, a garantia de direitos antes negados (à população LGBT) e agora reconhecidos. Antes, um casal não tinha como comprovar que construiu alguma coisa ao lado de seu/sua companheiro(a), e no falecimento de um deles, sempre o que perdeu o ente querido era ludibriado. Muitas vezes a família, por má fé, se apropriava de tudo. Hoje, com o casamento, os direitos são garantidos; direito ao plano de saúde do companheiro, entre outros que antes favoreciam apenas casais héteros”, contou.
O gerente de Livre Orientação Sexual da Sejudh, Beto Paes, explica que o casamento civil homoafetivo é um marco para a população LGBTI. “Através de uma decisão histórica do STF (Supremo Tribunal Federal) tivemos a possibilidade de conquistar um direito fundamental a todas as pessoas. Aqui no Pará os casais que estiverem dentro dos parâmetros do benefício também receberão o auxílio do Cheque Moradia, para que possam melhorar e construir suas casas, um dos maiores sonhos do povo brasileiro. A cerimônia também contará com a orquestra Carlos Gomes e com apresentação do cantor João da Hora.
Serviço:
3ª Cerimônia Coletiva de Casamento Civil Homoafetiva
Data: 30/11/2017
Horário: 17h
Local: Fundação Cultural do Pará (FCP)