Madeira apreendida pela Sefa em Curralinho chega a Belém
Chegaram neste domingo (5) a Belém a balsa e o empurrador que foram apreendidos durante fiscalização de rotina da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), no último dia 2 de março, em Curralinho, no Marajó. A embarcação transportava 410 metros cúbicos de madeira em toras de diversas espécies sem a devida documentação fiscal e sem autorização para transporte de produtos florestais.
A Sefa lavrou termo de apreensão visando a garantia da cobrança do imposto estadual e entregou a carga à Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que vai realizar os procedimentos de apuração para descobrir a origem da madeira. Os técnicos da Semas fizeram análises e medidas de cubagem, para quantificar o produto. A mercadoria foi trazida para Belém pelo Grupamento Fluvial da Secretaria de Segurança (Gflu).
"O trabalho foi feito por integrantes da Companhia Fluvial da Polícia Militar, em parceria com agentes da Sefa e da Semas. A partir do momento que os fiscais da Secretaria da Fazenda identificaram a madeira sem documentação, fomos acionados e apreendemos a balsa com o carregamento e, em seguida, escoltamos a embarcação de Curralinho até Belém. A tripulação do empurrador responsável pelo transporte ilegal foi detida de imediato”, disse o diretor do Gflu, delegado Dilermando Dantas.
A madeira será descarregada e ficará num depósito da Semas. O gerente de Fiscalização Florestal da Secretaria de Meio Ambiente, Everton Barros, explicou que a carga é de madeira nobre. “Estamos no inverno amazônico, e a madeira nesta época é difícil de retirar e transportar. Quem arrisca transportar madeira irregular desta forma está apostando num retorno financeiro alto”.