Curso destinado a diretores foca na melhoria do ensino
Diretores de escolas públicas estaduais iniciaram nesta segunda-feira (6), na Escola Sesi Indústria Saudável, o curso Gestão Escolar Orientada para Resultados, promovido pela Federação das Indústrias do Pará (Fiepa)/ Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O objetivo é trabalhar o comportamento proativo dos profissionais e a gestão de escolas com vistas ao aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem.
Entre os participantes do curso – que segue até sexta-feira (10), com 40 horas de atividades – está a diretora da Escola Estadual Maroja Neto, Carla Antunes, que tem dez anos de atuação como educadora. “Ingressei na Seduc em 2009 e fiz um curso de gestão pela secretaria e também uma especialização em gestão. Este curso é válido para se atualizar e rever conceitos”, afirmou.
A diretora da Escola Acácio Sobral, Roma Barros, que tem 26 anos como educadora, considerou: “Esse curso é uma ferramenta de avaliação e atualização de conceitos e procedimentos, que terá reflexos no trabalho na escola”. O curso é ministrado pelos consultores da empresa Encontro, Leonar Araújo e Pablo Aguiar. “Como parte do Pacto pela Educação do Pará, o foco são a proatividade e técnicas de gestão. Vamos trabalhar na identificação e análise de aspectos do cenário relacionado aos diretores, o empreendedorismo, a captação e aplicação de recursos, a liderança e planejamento pedagógico”, afirmou Leonar.
Pertencimento – O presidente da Fiepa, José Conrado, disse que a iniciativa de modernizar a educação pública, buscando contribuir com a formação dos estudantes, faz parte do Pacto pela Educação do Pará, assinado pela federação. “O mundo atual requer que os estudantes, gestores e todos os cidadãos sejam bons não apenas em testes e provas de concursos, mas que tenham ações proativas, sejam protagonistas de ações contextualizadas para o desenvolvimento da sociedade, ou seja, tenham o sentido de pertencimento. É esse o enfoque, entre outros, do curso”, afirmou.
“Esse curso é fruto de um diálogo dos órgãos, instituições, entidades e empresas que integram o Pacto pela Educação do Pará e ocorre em um ano de Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ou seja, período de avaliação. Essa formação de diretores de escola vem se somar a ações que a Secretaria de Educação vem adotando para potencializar a gestão escolar”, enfatizou o secretário adjunto de Ensino da Seduc, José Roberto Silva. O superintendente do Sesi no Pará, José Olímpio, destacou a “a sociedade está disposta a contribuir com a educação, mas é preciso o chamamento, a atuação dos gestores escolares”. Entre os dias 13 e 17 deste mês, mais 40 diretores de escolas estaduais de outras regiões do Estado participam do curso.