Detran faz pesquisa com ciclistas da região metropolitana de Belém
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou, na manhã desta terça-feira (7), uma das etapas do projeto Pedalada Segura, através de pesquisa que visa traçar o perfil do ciclista que utiliza a bicicleta como meio de transporte na Região Metropolitana de Belém (RMB). A ciclovia da avenida Duque de Caxias foi o ponto escolhido para a aplicação do questionário junto aos ciclistas que trafegavam no local.
A pesquisa surgiu da necessidade de levantar um diagnóstico dos cidadãos que usam a bicicleta como meio de transporte diário para sua locomoção pela cidade de Belém, nos perímetros das avenidas Augusto Montenegro, Independência e Rodovia BR-316.
A bicicleta já se tornou um dos meios de transporte mais utilizados e traz benefícios para o cidadão e para o tráfego nas ruas. É o veículo individual que mais atende o princípio da igualdade, pois proporciona alto grau de autonomia à população, porém ainda apresenta uma grande quantidade de acidentes. Segundo dados do Detran, somente em 2016, foram 405 feridos e sete mortes envolvendo ciclistas na RMB.
A iniciativa pretende observar a utilização de equipamentos de segurança, analisar os riscos no trânsito para o ciclista e avaliar a infraestrutura da via do trajeto do ciclista. E como contrapartida, os ciclistas também serão instruídos sobre o uso de equipamentos de seguranças, comportamento no trânsito, manutenção de seu meio de transporte e prevenção de acidentes.
O Detran esclarece que em qualquer ação educativa, o foco é na prevenção de acidentes e a orientação de condutores e passageiros. As ações educativas são fundamentadas no artigo 75 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997), que determina a realização de campanhas permanentes, direcionadas à segurança e educação para o trânsito. Esse tipo de ação é executada pela Coordenadoria de Educação de Trânsito (CED), com o objetivo primordial de sensibilizar e conscientizar a sociedade.
O coordenador de educação do Detran, Valdemir Monteiro, pontua que a educação de trânsito é uma das estratégias para oferecer segurança à população. “Por isso, ele precisa ser pensada de forma abrangente, de modo a permitir uma reflexão sobre o sistema de trânsito como um todo. Desta forma, inserir efetivamente os ciclistas é uma necessidade", destacou.