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EDUCAÇÃO

Participação juvenil na gestão da escola é debatida em seminário

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/11/2017 00h00

Cerca de 450 educadores e jovens de escolas estaduais estão reunidos em Belém, nesta quinta-feira (30), para discutir a participação dos estudantes na gestão escolar. É o seminário “Experiências da gestão na educação das juventudes paraenses”, promovido pelo Programa Jovem de Futuro (PJF), executado em mais de 200 escolas da rede estadual. Faz parte de uma programação iniciada na quarta-feira (29), cujo objetivo é partilhar experiências de gestão escolar visando ampliar a rede de escolas da rede estadual que aplicam esse programa patrocinado pelo Instituto Unibanco.

O PJF é uma das ações executadas pela Seduc pautadas pelo Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mediante empréstimo tomado pelo governo do Estado no contexto do Pacto pela Educação.

Na quarta-feira (29), 40 representantes de escolas estaduais de Belém, Ananindeua Marabá e Santarém participaram do evento de abertura da jornada de dois dias sobre gestão escolar e protagonismo juvenil no ambiente escolar. Essas escolas participantes dos seminários integrarão a Rede Jovem de Futuro, a partir de 2018. O objetivo dos dois dias de seminário é partilhar experiências das escolas que já aderiram ao PJF.

O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional voltada para o aprimoramento contínuo da gestão escolar para melhorar o resultado de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio. Iniciado em 2008, o projeto já foi implantado em dez estados brasileiros e até 2015 beneficiou 2,5 mil escolas estaduais e 1,6 milhão de estudantes do Ensino Médio.

No Pará, o PJF foi implantado a partir de 2012. Em 2015, foi iniciada uma nova fase do projeto, atingindo 87 escolas, e neste ano chegou a 242 escolas. Desde 2012, cerca de 480 mil estudantes de Ensino Médio Regular do Pará já participaram do programa.

“A essência do PJF é garantir uma aprendizagem de qualidade, colocando o aluno, o jovem, no centro do processo. Para isso, desenvolvemos a competência técnica dos gestores com formações, planejamento, estabelecimento de metas e outras ações que garantam a aprendizagem de qualidade dos alunos”, explica coordenadora do Ensino Médio da Seduc e do Jovem de Futuro no Pará, Kaire Michely de Alcântara.

Escolas colhem resultados

O PJF está presente em escolas de 11 municípios paraenses. Em Ananindeua, a Escola Estadual Jaderlândia participa do programa desde o início. Com cerca de 760 alunos do Ensino Fundamental e Médio, já começa a colher os frutos. “Sem dúvida, o programa impactou significativamente a nossa escola ao trazer uma maneira diferente de pensar; nos ensinou a melhorar a gestão, a planejar as ações de forma sistemática e a ter um controle desse trabalho. Os resultados estão aparecendo de forma mais positiva”, diz a diretora da escola, Elizabete Aguiar (veja no link o desempenho da Escola Jaderlândia no Teste SisPAE 2016)

“Os professores da “Jaderlândia” desenvolveram novas metodologias, os alunos se envolveram mais com a escola e têm um rendimento muito melhor”, acrescentou a diretora. O resultado mais visível foi a queda da evasão, agora, baixíssimo, com resultados apreciáveis tanto na Prova Brasil quanto no Teste SisPAE 2016.

É na expectativa de alcançar melhores resultados também que outra escola de Ananindeua, a “Pitágoras (568 alunos matriculados no Ensino Médio), entrará no PJF em 2018. Segundo a diretora, Nádia Amaral, todos estão ansiosos para iniciar essa experiência. “Já tivemos algum contato com o PJF e, agora, estamos trabalhando com o ProEMI (Programa Ensino Médio Inovador). Esses programas ajudam muito, pois os alunos se integram mais à escola, os professores também. Temos certeza de que com o PJF não vai ser diferente”, frisou.

Experiências das Juventudes

Nesta quinta-feira (30), no Hotel Sagres, em Belém, a programação do PJF continua. O seminário “Experiências da gestão na educação das juventudes paraenses” debate três grandes temas sobre metodologias e iniciativas que incentivam a participação dos jovens na vida escolar.

Estão inscritos no seminário 440 gestores e professores de escolas estaduais de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Castanhal, Altamira, Marabá, Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra.

O evento foi aberto pela secretária Ana Claudia Serruya Hage, e pela gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Maria Julia Azevedo. No primeiro painel, “Experiências da gestão na educação das juventudes”, serão compartilhadas práticas de engajamento dos jovens do Ensino Médio do Pará e do Ceará. O segundo painel abordará “A mobilização social das juventudes a serviço da gestão da educação”, debatendo como a mobilização das juventudes contribui para fortalecer responsabilidades mútuas de gestores e alunos.

Outro tema da programação é a metodologia “Agente Jovem e seu resultado no processo de engajamento dos jovens do Ensino Médio do Pará”, que abrigará debate sobre o fomento de lideranças estudantis - imprescindíveis, por exemplo, para o êxito da ação chamada “Ciranda de Boas Práticas”, que fortalecerá a mobilização dos jovens nas escolas, em 2018.

Desempenho da Escola Jaderlândia no SisPAE 2016

Desempenho de todas as escolas estaduais e municipais no SisPAE 2016.