Cônsul principal do Japão em Belém se despede do cargo
O cônsul principal do Consulado do Japão em Belém, Masahiko Kobayashi, está se despedindo do cargo que ocupa a dois anos e oito meses na capital paraense. Na manhã desta quinta-feira, 9, ele foi recebido pelo governador Simão Jatene, no Palácio do Governo, onde agradeceu a parceria com o governo estadual na aproximação das relações internacionais entre o Japão e o Pará.
“Estou um pouco triste com essa despedida, mas muito emocionado com a acolhida e carinho que o governador sempre mostrou ter com a comunidade nipo-brasileira. Isso é a minha grande satisfação ao me despedir do estado”, declarou Kobayashi, que vai voltar para o Japão após viver por 20 anos no Brasil, trabalhando nos consulados do Japão em Belém, Porto Alegre, São Paulo e Brasília.
No encontro, o cônsul lembrou os projetos japoneses realizados no Pará, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), como os projetos BRT Metropolitano e de Polícia Comunitária. “Fico feliz em observar os avanços nas parcerias e projetos implementados na região. Quero continuar trabalhando para o estreitamento das relações Pará/Japão”, garantiu Masahiko Kobayashi.
O governador Simão Jatene agradeceu a dedicação do cônsul Masahiko Kobayashi na defesa dos interesses do estado do Pará. “A gente sabe da parceria institucional formal, mas muitas vezes percebemos que os esforços vão além disso, eles vêm com a vontade genuína de colaboração para o desenvolvimento do Pará”, avaliou o governador.
Jatene reiterou o carinho pelo cônsul, que parte para o Japão nos próximos dias. “Lamento a sua partida, mas sei que isso significa mais um passo na sua caminhada. Saiba que o Pará estará sempre de portas abertas para recebê-lo. Leve o abraço e o carinho do povo do Pará”.
Participaram do encontro o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Pará, Fernando Yamada; o diretor presidente da Associação Cultural e Fomento Agrícola de Tomé-Açu, Alberto Ke-iti Oppata; o diretor presidente do Hospital Amazônia, Gilberto Osamu Yamamoto; o presidente da Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira, Yuji Ikuta; o assessor do Consulado do Japão em Belém, Flávio Todaka; e a Coordenadora de Relações Internacionais do Estado, Larissa Chermont.