Seaster promove ação de cidadania para comemorar o Dia Internacional da Mulher
A estudante Iara Amanda Macedo, 16 anos, foi uma das centenas de pessoas atendidas na ação de cidadania realizada nesta quinta-feira (8), no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), em Belém. A programação, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, foi promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), com apoio da Polícia Civil, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
Há meses, Iara Macedo procurava atendimento com um nutricionista, mas não havia conseguido. “Fiquei sabendo dessa ação e vim até aqui para tirar minha carteira de trabalho. Quando fiquei sabendo que estava tendo orientação nutricional, aproveitei para ser atendida, pois já fazia um tempo que estava atrás disso. Preciso melhorar minha alimentação por questão de saúde, por orientação médica, porém ainda não tinha conseguido ir a um nutricionista. Fui muito bem atendida”, contou a estudante, que se juntou às dezenas de pessoas que, logo no início da manhã, foram ao Centro em busca dos serviços oferecidos na ação de cidadania, como a emissão de documentos.
Carla Rodrigues, 45 anos, precisava da carteira de identidade e aproveitou para retirar a 2ª via da certidão de nascimento do filho. “Essa ação foi muito boa, porque encontramos muita dificuldade em tirar documento, principalmente identidade. Já fui várias vezes para tirar e estava precisando com urgência. Aproveitei parar tirar aqui, e foi muito rápido”, disse.
Foram realizados mais de 600 atendimentos, entre emissão de certidão de nascimento, carteira de identidade e carteira de trabalho, cadastro de artesão, orientação nutricional, cadastro para intermediação de mão de obra, vacinação, consulta médica, orientação sobre o Cheque Moradia especial e corte de cabelo.
Promoção social - “Para nós, enquanto governo do Estado, é uma satisfação em prestar esses atendimentos à comunidade, principalmente homenageando as mulheres no seu dia. Isso só prova que a Seaster vem cumprindo seu papel de realizar a promoção social com qualidade e efetividade”, destacou a titular da Seaster, Ana Cunha.
A dona de casa Maria da Conceição Costa, 72 anos, acompanhou a filha Leila, 39 anos, que tem síndrome de down, para retirar a carteira de identidade, e conseguiu também a 2ª via da certidão. “Fui orientada a tirar a 2ª via da certidão, pois a que tenho está muito antiga. Essa ação foi muito boa porque tirar a identidade aqui não demorou e o atendimento foi muito bom”, afirmou Maria da Conceição.
Para Elizabete Silva, 34 anos, deficiente visual, a ação foi uma oportunidade para conseguir uma entrevista de emprego. “Trabalhava como operadora de caixa, mas estou desempregada há um ano e em busca de vaga de emprego. Já tinha cadastro aqui e hoje, durante essa ação, aproveitei para atualizar meu cadastro e acabei conseguindo uma entrevista amanhã, para uma vaga de recepcionista”, contou Elizabete.