Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MUTIRÃO

Ação Cidadania oferece emissão de documentos e serviços de saúde

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/03/2017 00h00

Serviços de saúde, jurídicos, capacitatórios e estéticos, além de apresentações culturais, gratuitos, serão ofertados às mulheres neste sábado (11), de 8h às 13h, na Praça dos Estivadores, bairro da Campina, em Belém. A Ação Cidadania faz parte da campanha oficial de combate à violência contra a mulher, intitulada “Respeito às mulheres em sua diversidade” e lançada esta semana pelo Governo do Estado.

O evento é coordenado pelas secretarias de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Saúde Pública (Sespa) e Comunicação (Secom), Polícia Civil, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado (TJE) e Pro Paz. Serão emitidas 400 carteiras de identidade e também certidão de nascimento para quem não tem o documento ou precisa de uma atualização. Para a segunda via, as interessadas devem ter o número de registro do cartório que oficializou a primeira via.

Serão feitos testes rápidos de HIV e hepatites e ofertados atendimento jurídico relacionado a casos de violência doméstica. Haverá ainda serviços de beleza, orientação nutricional, cursos de capacitação, ginástica laboral e apresentações culturais variadas. A expectativa da organização é que mais de mil mulheres compareçam ao evento.

Também no mutirão, acadêmicos do curso de nutrição da Escola Superior da Amazônia (Esamaz) darão orientações nutricionais ao público. Para os cuidados com o corpo, a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel) destinará professores para ministrar aula de alongamento e dança.

Com o objetivo de capacitar as mulheres profissionalmente, os serviços nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e de Aprendizagem Industrial (Senai) e o grupo Embeleze vão oferecer cortesias de cursos para mulheres que participarem da Ação Cidadania, preferencialmente àquelas que estejam em atendimento nos serviços voltados à situação de violência doméstica ou familiar.

O entretenimento ficará a cargo do Corpo de Bombeiros, com a banda de música e a prática do rapel, esporte de aventura em descida vertical com o auxilio de cordas. O grupo de percussão dos alunos do Pro Paz nos Bairros e a Companhia de Dança Caminhos também se apresentarão na ação. A população que comparecer à Ação Cidadania também poderá comprar os produtos confeccionados pela Cooperativa de Arte Feminina Empreendedora, entidade ligada à Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe). O evento será encerrado com show da cantora Débora Vasconcelos.

“Será um dia festivo, mas também de reflexão. Convidamos todas as mulheres a compartilharem esse momento de união. Forneceremos serviços essenciais, momentos de lazer e cuidado pessoal para que todas se sintam bem quistas, como deve ser todos os dias”, diz a coordenadora de Integração de Políticas para as Mulheres da Sejudh, Maria Trindade.

Serviço: Ação Cidadania pelo dia da mulher. Sábado (11), das 8h às 13h, na Praça dos Estivadores (Boulevard Castilhos França, 661, Campina). Todos os serviços são gratuitos. (Com informações do Pro Paz)